04/01/2021 às 16h31min - Atualizada em 05/01/2021 às 11h08min

Vândalos são flagrados pichando muro de residências em Itaipuaçu

LSM- Câmeras de segurança flagraram um grupo de homens pichando o muro de uma casa durante a madrugada no bairro de Itaipuacu.

O caso aconteceu por volta de 3 horas da manhã, na Rua 13, no loteamento Jardim Atlântico. De acordo com as filmagens, três pichadores foram até os muro das residências e fizeram as pichações. Após o ato de vandalismo, o trio fugiu.

O caso aconteceu na véspera de réveillon após as imagens foram entregues a Polícia nesta semana. O crime foi registrado na Delegacia de Maricá (82ª DP).

PENA PARA VANDALISMO

O grafite é considerado uma arte de rua, muitas vezes uma forma pacífica de protesto. Já a pichação é uma atitude de vandalismo e tratada como crime.

A prática de pichar é condenada pelo artigo 65 da Lei dos Crimes Ambientais, número 9.605/98, e que estabelece punição de três meses a um ano de cadeia, além do pagamento de multa àquele que "pichar, grafitar ou, por outro meio, conspurcar edificação ou monumento urbano". No entanto, há uma grande dificuldade em punir quem pratica tal ato, principalmente pela falta de provas, já que as práticas são cometidas durante as madrugadas.

No caso de adolescentes, quando a polícia consegue deter os pichadores, a pena é convertida em trabalhos comunitários que, muitas vezes, é a própria pintura do local que foi pichado


Notícias Relacionadas »
Comentários »
publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp