08/01/2021 às 22h04min - Atualizada em 09/01/2021 às 21h52min

Operação retira depósito de lixo irregular em Ubatiba

Fotos: Anselmo Mourão

Uma operação realizada nesta sexta-feira (08/01) retirou lixo de um vazadouro clandestino em Ubatiba, às margens da rodovia RJ-114, que liga Maricá a Itaboraí. Com o auxílio de uma pá mecânica e um caminhão caçamba, foram removidos sete metros cúbicos de resíduos, aproximadamente seis toneladas, depositados na esquina da rodovia com a Avenida José Caetano Rodrigues Horta Júnior, próximo à capela histórica de Nossa Senhora da Saúde.

Outro grupo circulou por parte da via para orientar os moradores a colocar o lixo corretamente apenas no dia da coleta regular, além de distribuir panfletos com o horário da passagem dos caminhões.

De acordo com a autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar) ações como esta vão acontecer diariamente em todo o município. Para isto, está sendo feito um mapeamento dos locais onde há lixo depositado irregularmente.

Segundo Luiz Felippe Andrade, que coordenou a operação em Ubatiba, um levantamento prévio apontou a região de Itaipuaçu como a que tem mais áreas de vazadouro de resíduos.

“Lixo descartado de maneira incorreta como aqui é algo que interfere não só no meio ambiente como também no visual da cidade. É importante também conscientizar o morador sobre o descarte correto e no dia da passagem da coleta, por isso temos esse grupo que vai conversar com as pessoas em cada bairro”, adiantou Felippe, que integra a Diretoria Operacional de Coleta de Resíduos.

O diretor Rodrigo Fagundes informou que a nova empresa responsável pela coleta nos bairros de Maricá está em operação e que, até a próxima semana, o serviço deverá estar plenamente normalizado. “Há alguns problemas pontuais ainda, mas é porque a empresa está se adequando à realidade do município. Creio que nos próximos dias já teremos superado esses pontos”, projeta ele.

De acordo com a Secretaria de Cidade Sustentável de Maricá, quem for pego em flagrante ou denunciado por atos como este está sujeito às multas previstas na lei municipal n° 2.380, de 15 de setembro de 2011. No artigo 87, o valor fica entre R$ 1 mil a R$ 500 mil para quem poluir o solo por lançamento de resíduos sólidos ou líquidos.

Qualquer informação ou denúncia sobre despejo irregular de lixo em bairros de Maricá pode ser repassada pelo telefone 3731-9633, que também funciona como Whatsapp.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp