11/01/2021 às 10h32min - Atualizada em 11/01/2021 às 15h23min

Farol de Ponta Negra vira novo alvo de vândalos

LSM- Mais um ato de vandalismo foi registrado na manhã desta segunda-feira, 11, em Ponta Negra. Dessa vez os vândalos picharam o famoso farol de Ponta Negra, um dos principais pontos turísticos de Maricá.

O farol de Ponta Negra, é conhecido por ser um local de contemplação do mar e principalmente do pôr do Sol. Mas, amanheceu cheio de pichações deixadas por vândalos.

Nas últimas semanas, o bairro tem sofrido com o aumento de pichações em diversos pontos turísticos. Os moradores já não aguentam mais e pedem uma intervenção da Prefeitura de Maricá, para que haja a limpeza no local e também, para que a fiscalização seja redobrada para que esse tipo de vandalismo não aconteça mais.

A Polícia Militar esteve no local para averiguar a situação.

PENA PARA VANDALISMO

O grafite é considerado uma arte de rua, muitas vezes uma forma pacífica de protesto. Já a pichação é uma atitude de vandalismo e tratada como crime.

A prática de pichar é condenada pelo artigo 65 da Lei dos Crimes Ambientais, número 9.605/98, e que estabelece punição de três meses a um ano de cadeia, além do pagamento de multa àquele que "pichar, grafitar ou, por outro meio, conspurcar edificação ou monumento urbano". No entanto, há uma grande dificuldade em punir quem pratica tal ato, principalmente pela falta de provas, já que as práticas são cometidas durante as madrugadas.

No caso de adolescentes, quando a polícia consegue deter os pichadores, a pena é convertida em trabalhos comunitários que, muitas vezes, é a própria pintura do local que foi pichado


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp