19/01/2021 às 21h25min - Atualizada em 20/01/2021 às 15h05min

Vacina contra a Covid-19 começa nas aldeias indígenas de Maricá

Foto: Marcos Fabrício

LSM - Após cerimônia simbólica em homenagem a primeira vacina no município, a vacinação começou na tarde desta terça-feira, 19, em aldeia indígena em São José do Imbassaí.

A campanha de vacinação foi feita na aldeia Tekoa Ka’ Aguy Ovy Porã (Mata Verde Bonita. Ao todo, 44 indígenas do grupo prioritário receberão a vacina CoronaVac.

Com a vacinação na aldeia, Maricá se torna o primeiro município a vacinar todo o grupo prioritário de uma aldeia indígena no Brasil.

A pajé Lidia Nunes, de 92 anos, recebeu a primeira aplicação. Antes dela, a enfermeira Rosane das Neves, que atua na unidade de Saúde da aldeia, recebeu sua dose num ato que transmitiu confiança aos índios.

“Será uma libertação para nós e para eles, que ficaram tanto tempo sem qualquer contato com o mundo exterior, mas é preciso ter a consciência de que não acaba aqui. É preciso manter os cuidados, que incluem o uso da máscara”, frisou Rosane ao lado da pajé. “Fico feliz e emocionada de participar de algo novo para nós. Desejo que Ianderu (Deus) continue dando sabedoria a todos para continuar.” - declarou Lídia, que celebrou com um cântico na língua tupi.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp