10/02/2021 às 10h29min - Atualizada em 10/02/2021 às 16h49min

Sede da Defesa Civil de Maricá recebe pesquisadores do Cemaden

Fotos: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá recebeu nesta terça-feira, (09/02), na sede da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, representantes do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Os pesquisadores vieram até o município para coletar experiências de sucesso em atuação da Defesa Civil de Maricá.

De acordo com Alice Gambardella, pesquisadora do Cemaden, a visita ao município é o ponto de partida do projeto Elos, que pretende validar instrumentos e coletar experiências de sucesso em defesas civis brasileiras.

“Maricá é um município que já vinha apresentando bons resultados, uma qualificação diferenciada, e por isso não teve como vir aqui ver de perto como tudo funciona, então viemos registrar os procedimentos. O que mais me chamou atenção foi a capacidade técnica e metodológica que os profissionais realizam, desde o planejamento até a execução bem sucedida das ações”, comentou a pesquisadora.

Profissionais técnicos da pasta apresentaram aos representantes do órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o “modus operanti” no combate e na prevenção às adversidades que a secretaria lida diariamente. Os pesquisadores tiveram acesso a análise de dados, pareceres técnicos e aos principais desafios das áreas de engenharia, meteorologia, hidrologia, geologia e geotecnia da Defesa Civil de Maricá. Alguns exemplos foram citados, como o de um estudo prévio sobre riscos de deslizamento de um bloco rochoso que poderia se desprender da Pedra de Inoã, a análise que recomendou a implantação de pranchas metálicas para a estabilização da orla em Itaipuaçu e o mapeamento de todos os possíveis pontos de alagamento no município em caso de ocorrência de chuvas fortes.

“Para Maricá é a percepção da importância de que as nossas políticas públicas são extramuros, já que somos exemplo nacional. A visita reafirma a importância do município e os pesquisadores pretendem elaborar um diagnóstico da Defesa Civil de Maricá, e fazer com que sirva de estudo de caso para outras defesas civis”, explicou o coordenador técnico da pasta, o major Wellington Silva.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp