02/04/2021 às 10h31min - Atualizada em 02/04/2021 às 14h24min

Barreiras sanitárias voltam durante a Semana Santa

Foto: Marcos Fabrício

As barreiras sanitárias voltaram a atuar em Maricá nesta quinta-feira (01/04) com o objetivo de reduzir o risco de avanço da pandemia causada pela Covid-19 na cidade. Pontos estratégicos permanecerão com fiscalização até o dia 04/01, das 8h às 20h, quando termina o feriado da Semana Santa. 

Ao todo, são oito pontos instalados em Ponta Negra (próximo ao acesso a Jaconé), Bambuí (na Avenida Antônio Callado), Serra do Lagarto, Ubatiba (junto ao módulo de segurança), Barra de Maricá (rotatória de Zacarias) e em três pontos de Itaipuaçu (rotatória da Avenida Gilberto Carvalho, Estrada dos Cajueiros e Recanto). Aproximadamente 175 agentes participam da ação, entre eles guardas municipais, policiais do Programa de Integração na Segurança (Proeis), agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública e Gabinete Institucional (Seop) e orientadores de trânsito, totalizando 30 viaturas. 

Segundo o subsecretário de Ordem Pública, Rhonaltt Bueno, as barreiras têm sido muito importantes para diminuir o fluxo de pessoas na cidade.

“Maricá atrai muitos turistas, não só em feriados como em fins de semana, devido a grande extensão da nossa orla. Hoje, amanhecemos com pouquíssimo movimento, a população entendeu a gravidade do momento que estamos vivendo e que as forças de segurança da cidade estão lutando pela vida de todos. Nesse ponto, temos que ressaltar que a população tem apoiado nossas ações, isso é de suma importância para o sucesso das medidas, justamente por isso nossas expectativas com as barreiras são as melhores possíveis”, afirmou.

Quem passa pelas barreiras precisa mostrar um comprovante de residência ou estar com carro que tenha placa da cidade. Os agentes verificam a documentação e caso a pessoa não consiga demonstrar um endereço na cidade, é orientado a retornar para sua cidade de origem.

Além das barreiras instaladas nos acessos as orlas e a cachoeira, o decreto municipal de medidas restritivas para reduzir a circulação do vírus da Covid-19 no município, determina multar os veículos estacionados nas praias.

O secretário de Trânsito e Engenharia Viária, Márcio Carvalho, afirmou que as pessoas que insistirem em descumprir o decreto, e permanecerem estacionado nas orlas das praias, os agentes estarão multas. 

“Quando o motorista descumpre a regra, os veículos são rebocados. Não é o nosso interesse multar, mas vemos que em alguns casos, isso se torna necessário”, explica. 

As ações não ficam restritas somente as barreiras e a verificação de veículos estacionados irregularmente. Equipes da Coordenadoria de Postura da Secretaria de Transporte e Ordenamento de Solo percorrem os estabelecimentos comerciais para averiguar se estão cumprindo as determinações do decreto.

De acordo com o supervisor da Coordenadoria de Postura, José Luís Mattos, desde o dia 29/03, foram aplicadas cerca de 400 notificações e 100 multas.

“A maioria dos proprietários de estabelecimentos segue o decreto fechando seu comércio  às 23h, mas alguns insistem em desrespeitar, nesse caso somos obrigados a aplicar o rigor da lei através das notificações e outras sanções administrativas“, concluiu.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp