19/04/2021 às 21h48min - Atualizada em 20/04/2021 às 12h03min

Maricá: Hospital Che Guevara recebe kit intubação

LSM - O governo do Rio de Janeiro liberou nesta segunda-feira, 19, 279 mil unidades do ‘kit intubação’ - que é o conjunto de medicações utilizado em um paciente que irá passar pela intubação - para 35 cidades do estado, entre elas, Maricá. O número de kits distribuídos para a cidade de Maricá não foi informado.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) garantiu que com as últimas entregas de sedativos e bloqueadores - que compõem o kit - o estoque de medicamentos irá durar pelo período estimado de até dez dias de atendimento.

De acordo com a SES, o lote é composto por cisatracúrio, besilato 10mg; fentanila, citrato 0,05 mg/ml; midazolam 5 mg/ml; e propofol 10 mg/ml.

Ao todo, cinco helicópteros usaram a base do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar e do 12º BPM para levar os medicamentos para os municípios destinados.

“Todos os esforços estão voltados para salvar vidas e este momento requer muito planejamento e uso consciente dos medicamentos. A SES tem se dedicado para que as unidades não fiquem desabastecidas, tendo inclusive feito a aquisição dos medicamentos, que devem ser comprados pelas próprias gestões das unidades” - afirmou o Secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves.

“Contudo, é preciso também que os gestores dos hospitais destinem o uso desses medicamentos de forma prioritária aos pacientes que necessitam de intubação dentro do protocolo do tratamento da Covid-19. O cenário é preocupante, não só no estado do Rio de Janeiro, como em todo o país, mas estamos trabalhando diuturnamente para solucionar esta questão com legalidade e a agilidade necessária”, concluiu o secretário.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp