22/04/2021 às 17h29min - Atualizada em 23/04/2021 às 12h03min

RJ-106: Passarela vira pista para motoqueiros em Inoã

LSM - Os pedestres diariamente precisam disputar espaço com as motos irregulares que utilizam a passarela na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) em Inoã.

De acordo com os denunciantes, os motoqueiros estão utilizando a passarela para cortar caminho, assustando e colocando em risco a integridade física dos pedestres.

Essa não é a primeira vez que esse tipo de atitude é denunciada no WhatsApp no Lei Seca Maricá. Apesar de ser uma cena comum em algumas cidades brasileiras, a prática de passar com a moto em passarelas, calçadas e acostamentos é condenada pelo Código de trânsito Brasileiro (CTB).

A questão é simples, os locais têm outras finalidades e não são destinadas ao tráfego de veículos. O comportamento coloca em risco a segurança de pedestres e até mesmo do condutor, que pode se machucar em um acidente.

Os pedestres pedem para que uma intervenção seja feita no local antes que o pior aconteça.

INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA PARA QUEM TRANSITA COM MOTOS NA PASSARELA

Art. 193. Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos:

Infração – gravíssima;
Penalidade – multa (três vezes).

A multa para os condutores que insistam em transitar com a moto em passarelas e calçadas custa R$ R$ 880.41. Isso porque a penalidade da infração gravíssima é multiplicada por três.

Além do prejuízo financeiro, a prática pode causar outros danos ao condutor e à terceiros. Um estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que, entre as mais de 1,25 milhões de pessoas que perdem a vida anualmente no trânsito, 23% são motociclistas, 22% pedestres e 4% ciclistas. Logo, quase metade das mortes envolvem aqueles com menos proteção.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp