29/04/2021 às 18h29min - Atualizada em 30/04/2021 às 01h26min

Enel realiza obra de modernização da Iluminação Pública de Maricá

A Enel Distribuição Rio iniciou a obra de modernização da iluminação pública de Maricá. O projeto foi contemplado na última Chamada Pública de Projetos (CPP 2020) e prevê a substituição de 600 lâmpadas por modelos mais eficientes de LED. O projeto garantirá economia de energia de aproximadamente 622,33 MWh/ano para o município, que seria o suficiente, por exemplo, para abastecer 346 residências por um ano. Em reais, isso representa uma economia na conta de luz de R$ 420 mil anualmente.

De acordo com Leonardo Soares, Responsável de Sustentabilidade da Enel Distribuição Rio, a cidade também ganhará em qualidade em sua iluminação de rua. “As lâmpadas de LED iluminam mais do que as convencionais, o que traz mais segurança para a população, e possuem uma maior durabilidade, com menos ocorrências de lâmpadas queimadas”, destaca.

O projeto de eficiência energética também traz, além dos benefícios econômicos, um impacto positivo ao meio ambiente. Ao promover o consumo sustentável e eficiente de energia, evitam a emissão de mais de 32 toneladas por ano de gás carbônico (CO₂), um dos principais responsáveis pelo aquecimento global. Para efeito de comparação, esse volume equivale ao plantio de 88 árvores por ano.

Para Adelso Pereira, Secretário de Iluminação Pública da Prefeitura Municipal de Maricá, é um grande benefício à eficiência energética na cidade. “O município de Maricá tem buscado maior eficiência na iluminação pública e projetos como esse, contribuem para o desenvolvimento sustentável”, ressalta.

Chamada Pública de Projetos

O projeto de iluminação pública da cidade de Maricá foi selecionado por meio da Chamada Pública de Projetos para financiamento com foco no consumo eficiente de energia elétrica. Desde 1998, A Enel Distribuição Rio já investiu R$ 265 milhões em 191 projetos, que além de troca de lâmpadas prevê substituição de aparelhos de ar-condicionado e instalação de usinas fotovoltaicas, entre outras iniciativas.

Os projetos são financiados com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Somente com a Chamada Pública de 2020, os projetos da Enel Distribuição Rio proporcionarão uma economia no consumo de energia estimada em 2.122,08 MWh/ano, o que seria suficiente para abastecer 1.179 mil residências com um consumo mensal de 150 kWh.

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 2,7 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp