07/05/2021 às 20h05min - Atualizada em 08/05/2021 às 10h59min

Lagoa de Araçatiba é ponto de encontro de diferentes espécies de aves

LSM - A Lagoa de Araçatiba é um dos principais pontos turísticos de Maricá devido aos seus encantos e belezas naturais. A lagoa tem uma ampla biodiversidade para a qual poucos prestam atenção na correria do dia a dia. Na manhã desta quinta-feira, 6, várias aves, entre elas a coruja buraqueira, o biguá, o carcará, o quero-quero e garça-branca, tomaram a região e ressaltaram a beleza natural da lagoa.

De acordo com Helter Ferreira, Secretário de Cidade Sustentável, a quantidade de aves no local se dá pela reabertura do canal e a limpeza das outras lagoas do município. “A reabertura do canal da Barra de Maricá trouxe a renovação para o nosso sistema lagunar, atraindo mais vida para nossas lagoas e a disponibilidade de alimentos para a avifauna, que é o conjunto das aves de uma região ou ambiente”, disse.

O biguá é uma ave muito comum no litoral maricaense e pode-se ver bandos deles voando pelos céus em sua clássica formação em V e, um excelente local para observá-los de perto atualmente, é a Lagoa de Araçatiba, que se tornou um de seus locais de alimentação onde pousam.

A coruja-buraqueira é a coruja mais conhecida e abundante do Brasil. Pode ser encontrada em qualquer área aberta ou semi-aberta, é ativa tanto durante o dia quanto de noite. 

Já o carcará é uma das aves de rapina que mais se adapta a diversos ambientes. Ocorre em quase todo o Brasil e pode ser avistado inclusive dentro de centros urbanos. 

A garça-branca está presente da América do Norte ao estreito de Magalhães, em todo o Brasil, e também nos continentes europeu, africano, asiático e os quatro arquipélagos da Macaronésia. Seu habitat é em áreas alagadas como lagos, rios, banhados e açudes, já o quero-quero é geralmente encontrado em áreas de lagoas, lagos, rios e riachos ou em terras com pastagens baixas. Embora prefira viver em áreas descampadas, também habita áreas urbanas. 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp