13/05/2021 às 23h13min - Atualizada em 14/05/2021 às 18h47min

Prefeitura de Maricá aluga container para armazenar corpos dos pacientes que morrem no Che Guevara

Imagem ilustrativa

LSM - A Prefeitura de Maricá alugou um container mortuário para armazenar os corpos dos pacientes que morreram de Covid-19 no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí.

A câmara fria mortuária é utilizada para armazenar os corpos até que as funerárias realizem a retirada das vítimas. A medida foi tomada porque nos casos dos óbitos aos fins de semana e feriados, os cartórios que fazem a liberação dos corpos não ficam abertos, atrasando os trâmites do sepultamento. Com a demora para a liberação, os corpos tem que ser mantidos no hospital.

O hospital recebe um alto número de atendimentos diariamente, visto que é uma das melhores unidades hospitalares da região. Com a lotação dos hospitais de outras cidades, o Che Guevara também tem atendido diversos pacientes de outros municípios, que entram na estatística da cidade de Maricá.

Em nota, a prefeitura se pronunciou. Confira:

"A prefeitura informa que a alocação temporária de container destinado à conservação de corpos foi uma medida racional, relacionada ao aumento do número de leitos e ao crescimento dos índices de ocupação no hospital Dr Ernesto Che Guevara.

A medida também reflete a necessidade de aproximação técnica do equipamento e dos protocolos existentes em um hospital idealizado para Urgências e Emergências aos padrões sanitários muito mais rigorosos e críticos exigidos para o tratamento de corpos de vítimas de Covid-19 em todo o mundo, não só em Maricá.

Importante ressaltar que em caso de óbitos nos fins de semana ou feriados, os cartórios que fazem a liberação dos corpos para o sepultamento não funcionam, o que exige que estes sejam mantidos nesse período no hospital, dentro de todo o rigor técnico exigido, até a liberação.

Trata-se de uma ação, como tantas outras tomadas pela prefeitura na pandemia, eminentemente preventiva e que mantém os altos padrões de qualidade e segurança que a unidade vem mostrando desde o primeiro dia de seu funcionamento.”

Atualização do número de casos

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Saúde, divulgou na tarde desta quarta-feira, 12, a atualização semanal do boletim da Covid-19 na cidade.

Ao todo, foram contabilizados 13.530 casos confirmados da doença desde o início da pandemia e 356 mortes registradas



Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp