14/05/2021 às 09h32min - Atualizada em 14/05/2021 às 13h33min

Oficina de regularização fundiária para comunidades de Inoã é realizada neste sábado

Uma parceria entre a Prefeitura de Maricá e a Universidade Federal Fluminense (UFF) realiza neste sábado (15/05) uma oficina urbanística para regularização fundiária das comunidades do Bananal e do Beco do Relógio, ambas em Inoã.

O encontro é aberto aos moradores das duas áreas e acontece das 10h às 16h na Casa da Criança de Itaipuaçu, ao lado do Colégio Estadual Caio Figueiredo.

Além de ouvir as demandas de infraestrutura das comunidades, também será feito o cadastro dos imóveis cuja inscrição ficou pendente, o que poderá ser de forma presencial ou com uma equipe visitando as residências.

De acordo com a subsecretária de Habitação e Assentamentos Humanos de Maricá, Fernanda Spitz, a coleta de informações é parte do processo de regularização fundiária dessas comunidades, que são vizinhas e ficam às margens do quilômetro 14 da RJ-106, na pista sentido Maricá.

“Após levantarmos quais são as principais necessidades dos moradores, a UFF vai desenvolver os projetos urbanísticos que, em seguida, serão licitados e executados”, garantiu Fernanda, lembrando que os projetos deverão seguir as diretrizes do perfil de Regularização Fundiária de Comunidades de Baixa Renda (REURB).

A subsecretária afirmou ainda que o evento vai obedecer a todas as medidas de distanciamento e prevenção ao contágio pelo novo coronavírus. Na parte da UFF, os departamentos envolvidos são as faculdades de Arquitetura e Urbanismo, de Economia e de Geociências, além da participação do Instituto Estadual de Terras e Cartografia e do Ministério do Desenvolvimento Regional.

“O que faremos será exatamente isso, os cadastros nas casas dos moradores e também a Oficina de Projeto Urbanístico, para coletar o que os moradores precisam de melhorias urbanas”, reforçou o arquiteto Cláudio Crispim, que é coordenador das equipes de campo e de Projeto Urbanístico da universidade.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp