22/05/2021 às 08h33min - Atualizada em 22/05/2021 às 10h16min

Maricá mantém suspensão de aplicação da 1ª dose da vacina Astrazeneca

(Foto: Internet)

Por falta de recebimento de novas doses da vacina Astrazeneca, a Prefeitura de Maricá mantém a suspensão da aplicação da 1ª dose do imunizante, até que sejam recebidas novas doses. A vacinação será retomada nos polos e Unidades Volantes de Vacinação (UVVs) assim que chegarem as novas remessas, mas isso ainda não tem prazo para acontecer.

No último dia 20/05, a Secretaria de Saúde deu início à ação de imunização contra a Covid-19 em pessoas com deficiência acima de 18 anos, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Condef). Desta vez, dando sequência à ação, a imunização será realizada na próxima sexta-feira (28/05) na Escola Municipal Amanda Peña, localizada na Rua Emílio Ferreira da Silva, no Bananal (Ponta Negra). A atividade acontecerá das 9h às 16h e tem o objetivo de facilitar a vacinação das pessoas com deficiência acima de 18 anos daquela região.

Esta mesma ação será repetida nos 3º e 4º distritos, em datas subsequentes. As equipes da Saúde da Família mobilizarão os pacientes cadastrados em cada região.

“A 1ª ação em Itapeba atingiu o objetivo: 100 pessoas foram vacinadas com acolhimento e organização. Observamos a baixa adesão das pessoas com deficiência no mesmo espaço que as pessoas com outras comorbidades. Através da parceria do Condef, pudemos identificar a necessidade de espaços exclusivos. A vacinação extramuros permite que esse público, tão especial, tenha o acesso garantido”, disse a subsecretária da Rede de Atenção e Saúde Coletiva, Solange Oliveira,

Vale destacar que a vacinação das pessoas com comorbidades e deficiências permanentes nas Unidades de Saúde da Família e UVVs será retomada assim que o município receber novas doses.

Com relação à 2ª dose da vacinação com a Coronavac, as pessoas remanescentes – que não estavam entre as 3 mil que receberam a segunda aplicação nesta quinta-feira (20/05) –  e que fizeram a 1ª dose da vacina em Maricá deverão procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima da sua residência para agendar a 2ª dose. Estas devem estar munidas do cartão de vacinação da 1ª dose e do documento de identidade.

Já a respeito da 2ª dose da Astrazeneca, as pessoas vacinadas em Maricá ainda não estão no período preconizado para a realização da 2ª dose, que será retomada no período adequado.

Quanto às gestantes e puérperas com comorbidades, a vacinação continua no Posto de Saúde Central somente às quartas-feiras, das 9h às 12h. Já a imunização das gestantes e puérperas sem comorbidades continua suspensa.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp