24/05/2021 às 22h08min - Atualizada em 25/05/2021 às 12h15min

Vacinação animal: Campanha contra febre aftosa e raiva termina no dia 31 em Maricá

LSM - A campanha de vacinação animal contra contra a febre aftosa e a raiva em bovinos e bubalinos termina no próximo dia 31 de maio. A campanha foi uma iniciativa da Secretaria de Agricultura Pecuária e Pesca de Maricá e começou no dia 1º de maio.

Neste período, foram vacinados cerca de 700 animais, dos 1.500 cadastrados no município. Para os criadores de gado que têm rebanho com até 60 animais, a pasta disponibiliza o serviço de vacinação gratuita. Semanalmente os técnicos da secretaria percorrem uma localidade do município para imunizar o gado na propriedade do pecuarista.

O agendamento para a vacinação deve ser feito pelo telefone (21) 99207-2388. Já os criadores com mais de 60 cabeças de gado não estão inclusos no serviço gratuito.

O responsável pela pasta, Júlio Carolino, destacou a importância de efetuar a vacinação em todo o rebanho. “Uma das maiores commodities que o Brasil tem de exportação é a carne. Ela só é exportada porque o nosso país está longe de ter uma febre aftosa. Se o município detectar um surto dessa doença, o Brasil inteiro fica fechado. Seria um problema econômico monstruoso para o estado e para o país”, afirmou.

A imunização contra a febre aftosa tem um forte engajamento entre os pecuaristas. Na campanha do ano passado, o município conseguiu vacinar cerca 95% das cabeças de gado cadastradas no Posto Municipal de Defesa Agropecuária, que fica no bairro Caju. Tal participação rendeu boas posições no ranking elaborado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro.

“Geralmente temos um ranking dos municípios do Estado do Rio de Janeiro e Maricá sempre fica em 2º ou 3º lugar, pois conseguimos vacinar em torno de 93% a 95% do nosso gado”, destacou o secretário.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp