29/05/2021 às 10h55min - Atualizada em 30/05/2021 às 01h49min

Prefeitura e SEAP assinam cooperação técnica para ressocialização de egressos do sistema penitenciário

(Fotos: Divulgação)

A Prefeitura de Maricá deu mais um passo na construção de parcerias com foco na ressocialização de egressos do sistema penitenciário. No último dia 19/05, a Secretaria de Políticas Inclusivas do município e a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP) estabeleceram um Termo de Cooperação Técnica que deverá oferecer acompanhamento social e oportunidades de recolocação profissional aos apenados. Participaram do encontro a titular da pasta em Maricá, Sheila Pinto, e o secretário estadual Raphael Montenegro.

Os detalhes da parceria ainda serão definidos, mas Sheila adiantou que um dos primeiros passos será o mapeamento dos presos que têm domicílio na cidade.

“Desta forma, poderemos oferecer suporte às famílias dos que estão cumprindo pena e também aos que saem e retornam aos seus entes”, explicou a secretária, ao revelar que existe um trabalho no campo psicossocial junto ao preso e seus familiares.

“Já realizamos este trabalho há cerca de dois anos e posso afirmar que, quando um preso tem assistência para deixar o sistema e fora dele encontra uma porta aberta, juntamente com pessoas que o acolha ao lado da família, se torna mais difícil ele voltar a cometer crimes. Além disso, a maioria é jovem, negra, pobre e de pouca escolaridade. Nossa missão é mostrar outro caminho a essas pessoas”, definiu Sheila.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp