02/06/2021 às 14h14min - Atualizada em 03/06/2021 às 09h36min

'Tiros' com moto assusta moradores em Itaipuaçu

LSM- Diversos moradores ficaram assustados e com medo após terem ouvido 'tiros' na madrugada desta quarta-feira, 2, em ruas de Itaipuaçu.

O caso aconteceu por volta de 00h15. De acordo com as informações, diversos moradores relataram em suas redes sociais e em grupos dos bairros o barulho dos 'tiros', nas ruas, 7, 36 e 70, entre outras.

Ao final das apurações, foi constado que os falsos tiros tratavam-se de um motoqueiro que estava passando nas ruas fazendo ruídos e assustando a população.

Moto Barulhenta é ilegal

 o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu art. 230, inc. VII, prevê que conduzir veículo com sua cor original ou outra característica alterada (como o escapamento, por exemplo) constitui infração grave, e as penalidades previstas para a conduta são: a) multa; b) cinco pontos na carteira; e c) retenção do veículo até que a situação seja regularizada.

inc. XI, do mesmo art. 230 do CTB, também prevê como infração grave a conduta de conduzir veículo com descarga livre ou com o silenciador do motor estragado ou em desuso.

E ainda de acordo com a Resolução nº 252 de 1999 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), prevê limites de ruídos nas proximidades do escapamento para veículos automotores, as penalidades devem ser aplicadas da seguinte forma: a) para motos fabricadas até 31 de dezembro 1998, o nível máximo de ruído permitido é de 99 decibéis (db); e b) para os modelos de motos fabricadas a partir de 1999, os limites estabelecidos são entre 75 e 80 db, de acordo com a cilindrada.

Importante dizer que além de ilegal, esse tipo de atitude de provocar barulho por meio de alteração veicular, prejudica a saúde auditiva das pessoas e, principalmente, do próprio condutor. Além disso, também prejudica o meio ambiente, pois libera muito mais fumaça do que o normal. Contudo, mais do que isso, desrespeita o bem-estar comum de todos, tirando a paz e a tranquilidade da sociedade.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp