10/06/2021 às 18h26min - Atualizada em 11/06/2021 às 03h21min

Prefeitura inicia instalação de estacas-prancha em mais um trecho da Orla de Itaipuaçu

LSM – A Prefeitura de Maricá, através da Autarquia de Serviços de Obras (Somar) iniciou a instalação de estacas-prancha na tarde desta quinta-feira, 10, em um novo trecho da Orla de Itaipuaçu. O material começou a ser instalado na altura da Avenida Um, no loteamento Jardim Atlântico. A colocação será feita até a Rua 14, no loteamento São Bento da Lagoa.

A instalação das estacas faz parte da obra da estrutura de contenção contra ressacas na orla. O material é usado para proteger o trecho urbanizado.

As estacas-prancha tem cerca de 12 metros de altura e são cortinas de contenção formadas por perfis metálicos que serão cravados a profundidade de até 12 metros, onde a faixa de areia é pequena. As estacas-prancha formam uma contenção impermeável e serão essenciais para proteger o calçadão e a pavimentação das movimentações da maré que podem ocasionar em grandes ressacas.

De acordo com o Presidente da Somar, Renato Machado, as estacas-pranchas são utilizadas em obras deste tipo no mundo inteiro e o material foi escolhido, após estudos dos impactos das marés. A utilização desse material oferece vantagens quanto aos outros, já que o processo não agride ao meio ambiente.

Semelhante ao que já foi feito no trecho do Rua 152 – na divisa com Restinga – até a Avenida Um – no Barroco – a urbanização desse novo trecho da Orla – que seguirá até a Rua 14 – terá a via principal de 8 metros de largura, sendo o calçadão com 4,5 metros e uma ciclovia de 2,30 metros de largura.

De acordo com a Somar, serão instalados cerca 30 metros do material na orla por dia. A previsão de conclusão da obra é de aproximadamente 140 dias.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp