15/06/2021 às 22h48min - Atualizada em 16/06/2021 às 14h13min

Prefeitura de Maricá planeja retorno das aulas da rede municipal para o início de julho

LSM - As escolas da rede municipal se preparam para retornar às aulas no próximo dia 5 de julho. As aulas acontecerão de forma híbrida, dividindo o ensino presencial com o ensino à distância.

O retorno acontecerá à medida que a imunização contra a Covid-19 for avançando na cidade, As escolas trabalharão reduzidas a 50% no atendimento de seu público total.

A prefeitura decidiu antecipar o recesso escolar para o período entre 18 de junho e 02 de julho devido ao calendário de vacinação dos profissionais da educação para garantir a segurança da volta. O tradicional recesso de meio de ano aconteceria de 16 e 31 de julho.

De acordo com a subsecretária de Saúde, Solange Oliveira, 2.063 professores e profissionais de apoio foram vacinados. "Até aqui vacinamos metade dos trabalhadores da Educação nas redes pública e privada de Maricá. Teremos repescagem permanente desse grupo, mas, assim como os profissionais de Saúde, parte dos professores não reside em Maricá, o que os leva a se vacinarem em outros locais. De todo modo, a rede pública de Educação fará o monitoramento para certificar de que todos estejam imunizados", afirmou.

Segundo a Secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa, a antecipação do recesso não compromete a carga horária necessária para cumprir o ano letivo. 

“Em reunião com os sindicatos dos profissionais de educação, com representantes das escolas particulares e com presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, propusemos a antecipação do recesso escolar, não havendo prejuízo de carga horária de 200 dias letivos e 800 horas”, afirmou. 

Para o retorno das aulas, foi elaborado um calendário especial. Do dia 05 ao dia 09 de julho, retornam para as salas de aula os alunos do Pré-II, 5º e 9º anos; do dia 12 ao 16 de julho, os estudantes do Pré II, Pré-I, 5º, 2º, 3º, 9º, 6º e 7º anos. Entre os dias 19 e 23 de julho, estão previstos para voltarem às aulas os alunos do Pré-I, Pré-II, Maternal-II, 2º, 3º, 5º, 1º e 4º anos, além dos 6°, 7º, 8º e 9º anos.

Para a última semana do mês de julho, de 26 ao dia 30, a previsão é que as aulas retornem para os estudantes do Maternal I e II, Pré-I, Pré-II, Berçário, Ensino Fundamental I e II, e alunos com deficiência. Já a Educação para Jovens e Adolescentes (EJA) I a 9ª fase tem previsão de retorno no dia 27 de julho.

Atualmente, as aulas estão sendo realizadas remotamente através da plataforma online e com atividades impressas. Para um retorno seguro, as unidades escolares estão totalmente adaptadas com álcool em gel nos corredores, obedecendo todo protocolo de segurança.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp