28/06/2021 às 10h06min - Atualizada em 28/06/2021 às 20h07min

Baleia Jubarte encanta banhistas na Praia de Itaipuaçu

(Fotos: Leandro Matheus)

LSM- Uma baleia foi vista dando um show de exibição na tarde do último sábado, 26, na Praia de Itaipuaçu, no litoral maricaense.

A baleia, da espécie Jubarte (Megaptera novaeangliae), foi vista na altura da Rua 79. O registro foi feito pelo fotógrafo Leandro Matheus e encantou os banhistas que estavam no local.

O animal é muito comum na costa brasileira. Medindo até 16 metros e pesando aproximadamente 30 toneladas, a Jubarte é uma das maiores da sua espécie. Nesta época do ano, as baleias costumam ir da Antártida até Abrolhos, no litoral da Bahia, onde a água mais quente facilita a reprodução da espécie e em agosto ou setembro, elas voltam para a Antártida com seus bebês.

Vale lembrar, caso a encontre em alto mar, não é recomendado tentar mexer ou alimentar o animal. Apesar de dócil e não ter registro de ataque, a baleia pode se sentir ameaçada.

BALEIA ENCONTRADAS MORTAS

Infelizmente por conta da existência de diversas redes de pescadas predatórias, durante a passagem pelo litoral, muitos desses mamíferos acabam se prendendo e vindo a morrer. Foi o exemplo dos dois casos registrados registrado em Maricá. Duas baleias da espécie foram encontradas mortas em Itaipuaçu e em Ponta Negra.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp