31/07/2021 às 00h14min - Atualizada em 31/07/2021 às 10h30min

Com onda de frio, Maricá abre abrigo emergencial e reforça arrecadação de agasalho para pessoas em situação de rua

Foto: Clarildo Menezes

LSM - Com a onda de frio que atingiu todo o Brasil, a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Assistência Social, está realizando ações de caridade para as pessoas em situação de rua em todo o município de Maricá.

Os agentes da prefeitura abriram as portas de um abrigo emergencial, além de reforçar a campanha de arrecadação de agasalho. Os plantões de acolhimento às pessoas em situação de rua vai até este domingo, 1.

Nesses plantões, os agentes tem o objetivo de encaminhar os moradores de rua, de forma emergencial, até a Casa Abrigo Ernani Gomes Duarte, que fica na Rua Tenente Coronel Aviador Roberto de Souza Machado, número 18, em Araçatiba.

O imóvel do abrigo passou por reformas recentemente e será entregue oficialmente à população no próximo mês, mas foi aberto emergencialmente para atender as pessoas que estão passando frio.

A ação de acolhimento foi realizada nos bairros de Ponta Negra, Cordeirinho, Centro, Mumbuca, São José de Imbassaí, Inoã e Itaipuaçu. Para a ação de acolhimento e distribuição de agasalhos foram mobilizadas equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS).

De acordo com o Secretário de Assistência Social, Jorge Castor, a participação da população é essencial para o sucesso da iniciativa.

“É importante que as pessoas doem nos polos de recolhimento agasalhos em bom estado sempre que possível, já que a população em situação de rua precisa continuamente de casacos e mantas, principalmente em um momento como esse, de drástica diminuição na temperatura. Além disso, faremos os plantões pela cidade até domingo, buscando e acolhendo as pessoas em situação de rua que aceitem ir ao abrigo emergencial”, destacou.

Na primeira ação, realizada na noite de quarta-feira, 28, 18 pessoas foram encaminhadas ao abrigo, enquanto nesta quinta-feira, 29, o local abrigou 26 pessoas. Além disso, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), mecanismo dedicado à proteção social de pessoas que se encontram em situação de rua, abriga essa população diariamente até às 18h, oferecendo alimentação, higienização e diversos atendimentos. O local fica na Rua Fúlvio Chebabe Guida, número 32, no Centro, e realiza também a entrega de agasalhos às pessoas em vulnerabilidade arrecadados pela campanha “Maricá Solidário”.

Quem recebeu o agasalho ficou aliviado. Para o frequentador do Centro Pop e morador de rua, Júlio César Fontoura, 50 anos, esse projeto ajuda os grupos que precisam de um agasalho nesse tempo. “É um projeto que incentiva as pessoas a doarem seus agasalhos e cobertores para nós que estamos precisando. Graças ao abrigo eu tive uma noite quente, segura e tomei um banho quentinho nesse frio”, atesta.

“Fiz tratamento durante um tempo no Centro POP e eles sempre me trataram muito bem, agora com as doações desses cobertores e agasalhos várias pessoas estão amenizando o frio”, disse Bruno Lobão, 49 anos, morador do bairro de Ponta Negra e frequentador do Centro Pop.

Para Tadeu Henrique Oliveira, que utiliza a rua como espaço de moradia, o Centro Pop e o local que forneceram para abrigá-lo nesse período frio são essenciais para ajudá-lo. “Sou extremamente grato pelo espaço e pelo apoio que recebo”, disse.

A funcionária Vânia dos Santos e os donos do estabelecimento ‘Estação mais Sabor’, que acolhem Tadeu Oliveira durante o dia, disseram que no horário de funcionamento do estabelecimento, se tornaram uma Rede de Apoio, e ressaltam que todos só precisamos de oportunidades.

“Seu Tadeu apareceu aqui e fomos acolhendo. Ele é uma pessoa super tranquila e do bem. Todos só precisam de oportunidades e de ajuda”, declarou.

Fonte: PMM


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp