02/08/2021 às 10h20min - Atualizada em 02/08/2021 às 10h20min

Conta de luz mais cara: Aneel vai manter bandeira vermelha 2 no mês de agosto

Foto/Reprodução: Internet

LSM - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou na manhã desta segunda-feira, 2, que vai manter a bandeira vermelha patamar 2, no mês de agosto - cobrança adicional aplicada às contas de luz realizada quando aumenta o custo de produção de energia.  

Com isso, o custo de cada 100 kWh, vai continuar sendo de R$ 9,492. De acordo com a agência, não houve uma mudança nos cenários hidrológicos do país. Segundo eles, os reservatórios das usinas hidrelétricas ainda estão sofrendo com o período de seca, o que acaba forçando o uso das fontes de energia mais cara.

Nos períodos de seca, automaticamente acontece uma baixa nos níveis dos reservatórios e é necessário captar energia de outros tipos de usinas, como a termelétrica, que além de ser mais poluente, é mais cara.

Segundo a Aneel, esse tipo de usina gera energia a partir de combustíveis fósseis, como diesel e gás, por isso, quando precisam ser acionadas, o custo da geração de energia aumenta e a bandeira muda.  

“Agosto inicia-se com igual perspectiva hidrológica, com os principais reservatórios do SIN [Sistema Interligado Nacional] em níveis consideravelmente baixos para essa época do ano. Essa conjuntura sinaliza horizonte com reduzida capacidade de produção hidrelétrica e necessidade de acionamento máximo dos recursos termelétricos” explicou a Aneel sobre ter que manter a bandeira vermelha patamar 2.  


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp