06/08/2021 às 10h00min - Atualizada em 06/08/2021 às 10h14min

Maricá+Verde inicia programação de agosto na Praça do Turismo; Confira a agenda completa

LSM - O projeto Maricá+Verde iniciou a programação do mês de agosto nesta quinta-feira, 5, na Praça Conselheiro Macedo Soares, conhecida como Praça do Turismo, no Centro de Maricá. Foi realizada a distribuição de 100 mudas nativas da Mata Atlântica.

O projeto é uma parceria da Prefeitura de Maricá com a Secretaria de Cidade Sustentável para incentivar a sustentabilidade e o reflorestamento do município. Nesta edição, foram entregues plantas das espécies capim-limão, nêspera, algodão-da-praia, ipê-rosa, ipê-amarelo, goiabeira e ameixa.

Segundo o secretário da pasta, Helter Ferreira, a iniciativa tem forte impacto na cidade, auxiliando no clima e na vida da população. De acordo com ele, o projeto alcançará novas localidades nessa edição.

“Nossa equipe está sempre antenada às solicitações de novos locais para a distribuição. Buscamos levar vida para os bairros e os benefícios da árvore à saúde e ao clima do município são importantes para uma cidade mais sustentavel”, destacou.

As pessoas que passavam pela praça aprovaram a doação das mudas. Para a aposentada Maria Aparecida Chagas, de 64 anos, moradora de Barra de Guaratiba, as ações do Maricá+Verde ajudam a melhorar o meio ambiente, mostrando a preocupação do poder público com a saúde do planeta e expandindo esse cuidado aos moradores.

“É um prazer poder receber essas mudas de forma gratuita na cidade. Participo sempre e acho uma campanha muito bacana, motivando o trato com a natureza, o plantio, e é isso que nutre o ar que respiramos, algo de impacto grandioso. Acompanho o cronograma pelas redes e peguei anteriormente mudas de ipê e palmeira, que já foram plantadas na minha casa, crescendo bem bonitas, além de levar hoje a nêspera para adicionar ao meu espaço”, afirmou.

Já para a dona de casa Jorgete Couto, de 49 anos, que conheceu a iniciativa recentemente, a distribuição de mudas é um passo para uma Maricá com áreas verdes inclusive na região urbana.

“Tive conhecimento do projeto há pouco tempo e, quando soube que teria essa atividade aqui no Centro, tive que participar. Perdi oportunidades de levar uma planta quando o Maricá+Verde passou por Bambuí e Cordeirinho, mas agora peguei uma de ameixa, que irei plantar em casa. Vou acompanhar o cronograma pelas redes sociais e voltarei outras vezes, com certeza”, disse.

A autônoma Maria Lanchoti, de 52 anos, moradora do Condado, ressaltou os impactos positivos do projeto no reflorestamento do município.

“Acho ótima essa ação. Quanto mais pudermos ajudar no reflorestamento do planeta, melhor será para todos. Essa é a terceira vez que participo, levando agora um ipê-rosa para incluir ao ipê-amarelo e ao algodão-da-praia que adotei anteriormente e plantei na minha casa”, completou.

A programação do Maricá+Verde segue nas próximas semanas, sempre às quintas-feiras, a partir das 9h. Em 12/08, a iniciativa estará na localidade do Marine (próximo ao mercado), seguindo em Inoã (19/08 – Centro); Ponta Grossa (26/08 – Praça do Pastel); Terminal Rodoviário de Itaipuaçu (02/09); Praça do Silvado (09/09); São José do Imbassaí (16/09 – passarela); Caxito (23/09 – passarela); Praça de Bambuí (30/09); Manu Manuela (07/10 – entrada do bairro); Ubatiba (14/10 – ao lado do bar Na Net); Praça de Ponta Negra (21/10); e Marquês (28/10 – Moinho do Sul).

Fonte: PMM


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp