30/10/2021 às 11h17min - Atualizada em 30/10/2021 às 11h09min

'Casa do Idoso Mais Feliz de Itaipuaçu' festeja Outubro Rosa

Um café da manhã para alunos, professores e funcionários, foi realizado em homenagem ao Outubro Rosa.

Ana Farias - leisecamarica.com.br
(Fotos: Divulgação)

A Casa do Idoso Mais Feliz de Itaipuaçu, unidade do programa da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, realizou nesta semana um café da manhã para alunos, professores e funcionários, em homenagem ao Outubro Rosa, mês em que se comemora a luta contra o câncer de mama no mundo.

Presente no evento, a secretária da Pasta, Lesirée Figueiredo, lembrou a importância do mês de conscientização aos cuidados da saúde feminina.

“Celebramos o Outubro Rosa, movimento que homenageia a luta contra o câncer de mama, doença que já causou tantas vítimas, mas que hoje, felizmente, com o avanço da informação e da ciência, está sendo descoberta e tratada à tempo pelos médicos. Comemoramos também a reabertura das atividades desta Casa, iniciadas na semana passada. Estamos sendo duplamente premiadas”, disse.

A coordenadora da unidade, Telma Mattos, falou sobre a importância terapêutica da Casa. “Nossos alunos estavam ansiosos para voltar às atividades físicas e de artesanato. Além de desenvolver movimento e trabalho mental, a Casa oferece acolhimento e amizade. A pandemia causou esvaziamento e esfriou as relações sociais. Estamos recuperando isto”, enfatizou.

Enir dos Santos Peçanha, 70 anos, que já teve câncer de mama e problemas cardíacos, contou que a recuperação física e emocional veio através das atividades da Casa. “Faço dança cigana e alongamento e estava louca para voltar. Participo e apoio o movimento do Outubro Rosa, pois passei pelo problema e sei o que é isso”, finalizou.

Relembrando

Dados recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), apontam que cerca de 66.280 novos casos de câncer de mama foram diagnosticados no Brasil em 2020. O número indica que a cada 100 mil mulheres, cerca de 56 desenvolvem a condição. Os dados alarmantes posicionam a neoplasia como a segunda que mais acomete mulheres em todo o mundo. Diante da realidade, a melhor medida continua sendo a prevenção.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp