01/11/2021 às 16h04min - Atualizada em 01/11/2021 às 16h04min

Estudantes de São Pedro da Aldeia podem se inscrever para aulas de produção audiovisual

Inscrições ficarão abertas até o dia 7 de novembro para jovens entre 15 e 18 anos; atividade é oferecida gratuitamente como contrapartida da Lei Aldir Blanc

Pablo Caneco
Fonte: Prefeitura de São Pedro da Aldeia
Foto: Internet
Já estão abertas as inscrições para aulas gratuitas de produção audiovisual em São Pedro da Aldeia. O curso rápido tem nível iniciante e é destinado a estudantes de 15 a 18 anos, residentes na cidade. A atividade é oferecida pelo estúdio Ruivaco Produções, como contrapartida da Lei Aldir Blanc. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até o dia 7 de novembro, através de um formulário on-line, disponível na página da Secretaria Adjunta de Cultura. Clique AQUI para acessar.
 
As aulas acontecerão nos dias 9, 10, 11 e 12 de novembro, das 14h às 16h, no Cine Estação, que fica localizado na Avenida Francisco Coelho Pereira, no Centro da cidade. O conteúdo programático é dividido entre teoria e prática profissional, e vai abordar tópicos como a elaboração de roteiro, direção, produção, captação e edição de imagens. Como trabalho de conclusão de curso, um curta-metragem será produzido pela turma com a participação especial de artistas locais convidados.
 
As aulas serão ministradas pelo videomaker Thiago Ruivaco, que há mais de 15 anos atua no ramo da produção audiovisual. A ideia, segundo o instrutor, é fazer uma iniciação dos alunos no segmento, introduzindo os conceitos básicos do audiovisual, os principais planos de câmera, técnicas de gravação de áudio e vídeo e também de iluminação. Os conhecimentos poderão ser aplicados em registros de eventos diversos, curtas, documentários e live streaming – as famosas transmissões ao vivo on-line popularizadas pelas redes sociais e que ganharam destaque, especialmente, durante a pandemia.
 
“O segmento audiovisual ganhou bastante visibilidade na pandemia. Muitas atividades e eventos, que antes eram realizados presencialmente, tiveram que migrar para o digital e as lives, especialmente, foram recursos fundamentais. Hoje, com poucos equipamentos, como um celular, já é possível atuar nesse mercado, seja no ramo dos streamings ou através da gravação e edição de vídeos”, conta Ruivaco.
 
A concessão das quatro bolsas para alunos de São Pedro da Aldeia faz parte da contrapartida da Lei Aldir Blanc, que determina que os espaços contemplados garantam a realização de programações gratuitas para a população, prioritariamente aos estudantes da rede pública de ensino. No município, a empresa Ruivaco Produções foi uma das 48 unidades beneficiadas com o subsídio do Governo Federal, via inciso 2 da Lei.
 
Vale lembrar que, havendo maior número de inscrições do que a quantidade de vagas oferecidas, será considerada a ordem de inscrição. Os alunos ocupantes das vagas serão contatados pela Secretaria Adjunta de Cultura e o resultado, com a classificação geral e a listagem dos alunos da lista de espera, será divulgado posteriormente na 
página da Secretaria Adjunta de Cultura.

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp