16/11/2021 às 09h12min - Atualizada em 16/11/2021 às 08h55min

Atletas maricaenses vencem Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco

Jade Carvalho - leisecamarica.com.br
Apuração: PMM
Divulgação
Os atletas maricaenses Marcus D’Almeida e Ana Luiza Caetano venceram o 47º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco neste sábado, 12, na sede da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTarco), no bairro de Itapeba, em Maricá. 
 
O campeonato reuniu 196 atletas de 15 estados brasileiros durante seis dias de competição. Paralelo ao brasileiro, a sede da confederação também recebeu o 3º Campeonato de Barebow, estilo mais simples de tiro com arco.  
 
O Secretário de Esporte e Lazer, Filipe Bittencourt, destacou a vocação da cidade em formar campeões no esporte.
 
“Sediar o brasileiro aqui em Maricá é importantíssimo, principalmente para o nosso celeiro de atletas. Temos campeões tanto no masculino quanto no feminino e isso demonstra o bom trabalho realizado. Vamos desenvolver cada vez mais essa modalidade em Maricá, fazendo com que a cidade continue sendo sempre a capital do tiro com arco no país”, disse.   
 
Doze disputas individuais resultaram em medalhas para 18 atletas, entre ouro, prata e bronze. As provas foram nas categorias do Barebow masculino e feminino, Arco composto masculino e feminino e Arco recurvo masculino e feminino.   
 
Vitória em casa é mais saborosa 
 
Pela sexta vez, o maricaense Marcus D’Almeida, atleta que participou da última olimpíada em Tóquio, levou o título de campeão do masculino da categoria de Arco Recurvo no campeonato.
 
“Ganhar é sempre importante, mas dessa vez foi melhor ainda porque foi em casa. O resultado é fruto de um trabalho duro e constante, sempre com objetivos em mente. Estou muito feliz, torcendo para o crescimento do esporte, porque quanto mais arqueiros a gente tiver, mais títulos a gente vai ter também”, afirmou.   
 
Na disputa do feminino, também na categoria de Arco Recurvo, quem levou a melhor foi a atleta maricaense Ana Luiza Caetano, de 18 anos. 
 
“Esse não era o campeonato alvo para mim, porque vim como um teste para saber se a preparação estava no caminho certo para o internacional, e tive uma boa surpresa com o resultado. Saio daqui hoje muito feliz, principalmente pela troca entre os atletas de elite da cidade”, disse. A atleta olímpica Ane Marcelle ficou com a medalha de bronze nesta prova.   
 
Vanderlei: premiação em memória da mãe 
 
O campeão do Barebow masculino, Vanderlei Luis Delgado, contou ter passado por um momento difícil recentemente, que fez com que a conquista do título fosse ainda mais emocionante. “O título é muito importante, mas ele tem um peso gigantesco devido à recente perda da minha mãe. Se ela estivesse viva, com certeza estaria vendo. Meu troféu e esta vitória eu dedico a ela”.   
 
Os primeiros colocados terão o privilégio de participar da seletiva para a montagem da seleção brasileira de Tiro com Arco, com custeio da CBTarco, e conforme critérios pré-estabelecidos.

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp