21/11/2021 às 20h41min - Atualizada em 21/11/2021 às 18h40min

Enem 2021: O tema escolhido para a redação foi ''Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil"

E você que fez o Enem esse ano? O que achou do tema? Comenta aqui e deixe sua opinião.

Thayná Silva - leisecamarica.com.br

Após um longo período de dúvidas e incertezas sobre o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, finalmente os estudantes puderam descobrir o tema no primeiro dia de prova. O tema escolhido para a redação do Enem 2021 foi "invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".  
 

A escolha do tema já vem gerando muitos comentários nas redes sociais, em alguns deles, os estudantes ressaltam a importância social do tema e outros relatam ter encontrado uma certa dificuldade para desenvolver. 

''
Eu achei um tema muito interessante, por mais que a gente não fale muito nele. Muitas pessoas em situação de rua por exemplo, não tem documentos e enfrentam dificuldades de acesso na saúde, educação, emprego'', comentou uma jovem no Twitter.  

 

Porém, alguns estudantes também questionaram o tema e disseram ter encontrado uma certa dificuldade por não ser um tema tão abordado no dia a dia.  
 

''Achei um tema bem legal, mas por não ser um assunto tão abordado em jornais e redes sociais, acabei encontrando uma certa dificuldade para desenvolver. Acho que após o tema da redação, as pessoas vão buscar a falar mais sobre esse tema e dar destaque ao assunto'', publicou um jovem em sua rede social.  
 

Apesar de ser um assunto pouco abordado em nosso cotidiano, a escolha tema foi muito importante para a sociedade, já que muitas pessoas não conseguem ter o seu registro civil e, por isso, acabam encontrando muitas dificuldades para conseguir acesso a direito básicos.  
 

Com o registro civil, é possível garantir o seu acesso a direitos e às políticas públicas de inclusão. O tema do Enem deste ano trata-se de um assunto que precisa ter mais visibilidade em nossa sociedade, precisa entrar mais nas pautas sociais. Infelizmente, ainda temos muitas pessoas que são invisíveis aos olhos do Estado e também de grande parte da nossa sociedade em geral. 
 

Um bom exemplo dessa invisibilidade, foi durante a distribuição do auxílio emergencial às pessoas que não tinham registro. Durante a pandemia, muitas pessoas em situação de vulnerabilidade não conseguiram o benefício pelo simples fato de não ter um registro civil.  
 

O tema deste ano foi bem relevante e com inúmeros exemplos que poderiam ser citados durante o desenvolvimento do texto pelos estudantes. Além disso, o assunto abordado também serviu para mostrar que o tema merece e precisa ganhar destaque em nosso meio. E, que o Estado precisa de fato olhar para essas pessoas e estender a mão para que todos possam ter o direito ao registro civil, o que é de suma importância para viver em uma sociedade e conseguir usufruir de diretos básicos que todo cidadão precisa. 

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp