22/11/2021 às 17h36min - Atualizada em 22/11/2021 às 17h34min

Guardas municipais femininas de Maricá participam de curso de defesa pessoal em Rio das Ostras

Cerca de 15 agentes receberam as aulas

Jade Carvalho - leisecamarica.com.br
Prefeitura de Rio das Ostras

As guardas municipais femininas de Maricá participaram de um curso de defesa pessoal na última quinta-feira, 18, e sexta-feira, 19, na cidade de Rio das Ostras, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. 


O objetivo do curso - que foi oferecido pela Prefeitura de Rio das Ostras, através da Secretaria de Segurança Pública do município - é transmitir às agentes femininas técnicas simples, objetivas e práticas, com noções básicas contra possíveis agressões.


O curso, intitulado ‘Introdução a Defesa Pessoal Feminina’, foi dado para cerca de 15 agentes de Maricá, Rio das Ostras, Búzios e Macaé. As aulas foram ministradas por instrutores da Guarda Civil Municipal de Rio das Ostras.


Na capacitação, as agentes aprenderam técnicas, estratégias e movimentos de defesa pessoal que são capazes de controlar agressores e que também aumentam as probabilidades de conseguir interromper uma ação criminosa. As mulheres puderam conhecer e manusear equipamentos de defesa pessoal como a tonfa, que é um bastão usado para ajudar na imobilização e defesa, a caneta tática, que é um instrumento parecido com uma caneta que também é utilizado na defesa, e a lanterna tática.


O instrutor e coordenador do curso, GCM Carvalho, disse que a capacitação para as agentes femininas é uma forma de dar maior conhecimento para atuarem em situações de violência contra si e também na assertividade das ações em defesa do cidadão.


“Com as técnicas de manipulação e controle de agressores, as GCMs conseguem diminuir os danos e proporcionar maior segurança a elas mesmas e à população em geral. As técnicas e o contato com os instrumentos usados na defesa pessoal também são de grande valia no cotidiano da Guardas”, contou Carvalho.


Já a inspetora e responsável pela Patrulha Maria da Penha, Auristela Araújo, falou sobre a importância dessas capacitações para as guardas femininas atuarem nas ruas.


“Nós da Patrulha Maria da Penha, que atuamos diretamente em casos de violência doméstica, nos deparamos com situações que os agressores estão muito nervosos, e esse curso chega para nos dar maior conhecimento para até mesmo conter a violência contra as vítimas”, destacou Auristela Araújo.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp