24/11/2021 às 09h38min - Atualizada em 24/11/2021 às 09h35min

Fiscais da Defesa do Consumidor fiscalizam preços dos produtos que entrarão em black friday

A ação busca fazer com que os consumidores não caiam em falsas promoções

Jade Carvalho - leisecamarica.com.br
Secretaria de Defesa do Consumidor

A Prefeitura de Maricá anunciou que fiscais da Secretariade Defesa do Consumidor estarão nas ruas a partir desta quarta-feira, 23, para monitorar o possível aumento de preços nos produtos que serão comercializamos na black friday, que ocorrerá na próxima sexta-feira, 26. 


Os fiscais irão fazer uma pesquisa de preço nos comércios da cidade em diversos itens que serão ofertados, fazendo com que a secretaria tenha um controle e acompanhamento de preços.


A fiscalização acontece porque muitos comerciantes sobem o preço dos produtos abusivamente na véspera da promoção e, em seguida, aplicam um ‘falso desconto’, enganando os clientes. Os comércios que forem flagrados cometendo esse ato serão notificados conforme a legislação. 


*Compras online*


A secretara orienta que o consumidor tenha muito cuidado nas compras online, pesquisando o preço do produto em outros sites e, se possível, monitorando os valores durante a semana para não cair em falsas promoções. 


Além disso, é indicado verificar no site se são informados os dados da empresa, como endereço físico, telefone, e-mail e CNPJ. O cliente também pode verificar a segurança da página clicando em um cadeado que aparece na Barra de endereço ou no rodapé da tela do computador. 


O endereço da loja deve começar com https:// e em caso de compras pelo boleto, antes de efetuar o pagamento, o consumidor deve verificar se os dados do beneficiário correspondem com o do site que foi realizado o pedido. 


A lei prevê um prazo de 7 dias corridos para o consumidor desistir de uma compra à distância. O tempo de arrependimento começa a contar após o recebimento do produto ou do serviço. Em caso de pedido de devolução, o valor a ser devolvido é o valor total pago pelo cliente, incluindo o frete. 


Qualquer dúvida ou denúncia pode ser feita pelo WhatsApp (21) 97235-7207, pelo telefone (21) 2634-1342, pelo e-mail [email protected] ou na sede da secretaria, que fica na Rua Álvares de Castro, 2525, no Centro.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp