24/11/2021 às 19h39min - Atualizada em 24/11/2021 às 19h36min

Prefeitura de Maricá realiza encontro com pescadores em comemoração ao Dia Mundial da Pesca

Ana Farias - leisecamarica.com.br
Clarildo Menezes

Para comemorar o Dia Mundial da Pesca (21/11), a Prefeitura de Maricá apresentou nesta terça-feira (23/11) proposta de regularização da atividade em encontro com pescadores promovido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, no Parque a Céu Aberto Cidade de Maricá, na orla do Parque Nanci.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Julio Carolino reforçou o papel das comemorações ao Dia Mundial da Pesca para a valorização dos pescadores, afirmando que as atividades simbólicas irão se estender por toda a semana.

“Decidimos fazer em Maricá uma semana de comemorações pelo Dia Mundial da Pesca. O evento principal foi no Parque Nanci e, junto à Capitania dos Portos, entregamos mais de 300 coletes salva-vidas aos pescadores, aumentando a segurança a esses trabalhadores. Solicitamos a realização do curso profissionalizante de pescadores no município e vamos também instalar placas de ordenamento de pesqueiro, levando cada vez mais conquistas aos pescadores locais”, destacou o secretário.

Representante da Associação de Moradores e Pescadores de Zacarias, Dárcio da Silva Marins, de 33 anos, garantiu que a iniciativa ajuda a promover a regularização dos pescadores e outras ações que trazem protagonismo a essa população.

“Hoje chegamos a cerca de 320 pescadores cadastrados no município. É muito importante termos essa legalização, para participarmos de oportunidades que possam surgir, como o curso de pescadores profissionais, que será oferecido gratuitamente em Maricá por meio de uma parceria. Só tenho a agradecer por todas as políticas de apoio aos pescadores existentes na nossa cidade, que são essenciais”, acrescentou.
O encontro também contou com a participação da primeira-dama do município, Rosana Horta, e do capitão-tenente da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, Carlos Roberto Cansian. Outros eventos foram realizados com núcleos de pescadores do Recanto de Itaipuaçu, de Araçatiba e de Ponta Negra.

Caminhão do Peixe passa pelo Parque Nanci

Apoiando a semana de homenagens à pesca, o Caminhão do Peixe também esteve na orla do Parque Nanci nesta terça-feira (23), oferecendo produtos com descontos de até 40%.

Das 8h às 12h, a população pode adquirir corvina, tilápia, entre outras opções, com preços reduzidos, por serem comprados diretamente dos produtores da cidade.
O Caminhão do Peixe circula semanalmente pelos bairros de Maricá, estando no Caxito (às segundas-feiras); no Manu Manuela e no Parque Nanci (às terças-feiras); no Caju (às quartas-feiras); no Barroco (Itaipuaçu, às quintas-feiras); e em Ubatiba (às sextas-feiras).


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp