25/11/2021 às 23h05min - Atualizada em 25/11/2021 às 23h03min

Trabalhos que concorrem ao IV Prêmio Novos Pesquisadores são apresentados por estudantes maricaenses

Ao todo, foram 20 alunos apresentando os trabalhos

Jade Carvalho - leisecamarica.com.br
PMM

Cerca de 20 alunos maricaenses dos ensinos fundamental e médio concluíram a apresentação dos trabalhos que concorrem ao IV Prêmio Novos Pesquisadores nesta quinta-feira, 25, auditório Manoel Lago, na nova sede do Banco Mumbuca, no Centro de Maricá. 


A apresentação dos artigos científicos que concorrem ao prêmio foram uma iniciativa da Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, que estimula a produção científica desde a educação básica. 


A iniciativa envolveu 10 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental (categoria A) e outros 10 estudantes do 3º ano do Ensino Médio (categoria B), todos orientados por professores em todas as etapas. Os temas dos artigos científicos foram variados e o único requisito era que abordassem de alguma forma a cidade de Maricá. 


Os trabalhos enviados foram avaliados por uma banca de especialistas. Os três alunos que tiverem o melhor desempenho em cada categoria e seus respectivos orientadores serão premiados com notebooks.


A representante da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Carolina Castilhos, reforçou que o projeto contribui com o desenvolvimento dos alunos, por meio da integração entre assuntos relevantes ao cotidiano local e o crescimento profissional dos envolvidos.


“Essa iniciativa é muito importante para aprofundar pesquisas que respondem dúvidas da população e expõem programas de referência de Maricá. O aluno também é beneficiado, realizando trabalhos avançados que vão acompanhá-los tanto ao chegar na universidade, como na vida profissional, o que é fundamental”, afirmou.


Alunos mostram o impacto do ‘Novos Pesquisadores’


Entre os seis alunos que apresentaram seus trabalhos, estava Paloma Torres, de 15 anos. Cursando o 9º ano na Escola Municipal CAIC Elomir Silva, a jovem comentou sobre a experiência de produzir um artigo científico com tão pouca idade.


“No meu trabalho abordei o teatro em Maricá, falando especificamente das políticas públicas culturais nas escolas, algo que é essencial na minha visão. Espero que o meu estudo auxilie na aplicação de medidas em Maricá, porque gostaria que todos pudessem ter contato com o teatro pelo menos uma vez na vida”, destacou.


Já o estudante Giovanni Barbosa, de 14 anos, também aluno do 9° ano no CAIC Elomir Silva, disse que a orientação recebida facilitou o processo de escrita.


“O processo de elaboração do artigo foi complicado no início, porém, com a ajuda da professora, achei todo o processo divertido. Utilizei uma metodologia menos complexa, abordando o valor dos estudos demográficos na sociedade e a importância de políticas públicas nessa área, o que foi bastante relevante”, concluiu.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp