26/11/2021 às 01h12min - Atualizada em 26/11/2021 às 01h09min

Caravela-portuguesa assusta banhistas em Búzios

Um simples toque no cnidário pode causar queimaduras de 3º grau e até levar à morte

Jade Carvalho - leisecamarica.com.br

*Caravela-portuguesa assusta banhistas em Búzios*


Uma caravela portuguesa - uma espécie de organismo pluricelular - foi encontrada na tarde desta quinta-feira, 25, na Praia Azeda, em Búzios. 


Os banhistas que estavam no local ficaram bem assustados com a presença do cnidário, que estava no mar, que é seu habitat natural, mas que leva um alto risco para as pessoas, já que um toque nos seus tentáculos pode causar uma queimadura de 3º grau. 


A caravela-portuguesa é responsável por liberar uma toxina extremamente perigosa, que pode causar até uma parada cardiorrespiratória, fazendo com que as pessoas - principalmente as crianças - corram risco de morte. 


De acordo com especialistas, as pessoas devem manter a distância caso observem um animal como este. Quem tiver contato involuntário com uma, no mar ou na areia, não deve coçar ou esfregar o local, para não espalhar o veneno. 


Outro agravante é que o animal uma toxina paralisante, que continua ativa mesmo fora d’água. O ideal é procurar socorro médico imediatamente, pois como algumas pessoas são alérgicas às toxinas, podem sofrer um choque anafilático.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp