29/11/2021 às 20h39min - Atualizada em 29/11/2021 às 20h35min

Maricá recebe visita de representantes de agência de viagens da Alemanha

Os agentes alemães desejam inserir pontos turísticos de Maricá na rota de viagem dos gringos

Jade Carvalho - leisecamarica.com.br

A Prefeitura de Maricá recebeu dois representantes da agência de viagens alemã ‘RuppertBrasil’ na última segunda-feira, 22.


Os turistas vieram até o município para conhecer a Rota de Charles Darwin, trajeto histórico do cientista inglês, que passa por 48km de refúgios naturais entre Itaipuaçu e Jaconé. 


A agência pretende incluir a rota entre os destinos oferecidos aos turistas, ampliando internacionalmente o conhecimento sobre as belezas de Maricá.


Os integrantes da comitiva percorreram o trajeto de bicicleta, iniciando o circuito nos Caminhos de Darwin, trilha que divide o loteamento Itaocaia Valley, no distrito de Itaipuaçu, e o bairro do Engenho do Mato, em Niterói. De lá, partiram para a histórica Fazenda Itaocaia, seguindo pelo Terminal Rodoviário de Itaipuaçu - conhecendo o ônibus Tarifa Zero e as bicicletas compartilhadas gratuitas - a orla revitalizada e a faixa litorânea da Restinga de Maricá, entre São José do Imbassaí e Barra de Maricá. Os destinos finais da visita foram a Gruta da Sacristia e a Praia de Jaconé.


O responsável da prefeitura pela recepção aos visitantes alemães, Evandro Sathler, reforçou a importância do encontro para levar o potencial turístico da cidade a outros países, além de mostrar a relevância do turismo sobre bicicletas.


“O conceito dessa rota é passar por toda orla maricaense. Começamos aqui em Itaocaia Valley e vamos em direção à orla de Itaipuaçu, seguindo pela Restinga até a Barra de Maricá, continuando pelo litoral até Jaconé. Maricá tem uma das partes mais bonitas da rota pela qual Charles Darwin passou e estamos saindo na frente por investir no cicloturismo, atraindo potencial turístico nacional e agora internacional”, pontuou.


Os representantes da ‘RuppertBrasil’ participaram do passeio ciclístico por Maricá e ficaram surpresos com a estrutura da cidade. Um deles foi o diretor administrativo da agência de viagens, Dieter Ruppert, que destacou a amplitude de belezas naturais observadas e a importância de destinos como esse na América do Sul.


“Eu me surpreendi com a cidade de Maricá e tudo que ela tem a oferecer. A Rota de Darwin é incrível, passando por diversas belezas naturais. Fiquei impressionado ao ver os ônibus gratuitos durante o trajeto. Levarei para a Alemanha todas essas experiências e esperamos trazer mais pessoas para conhecer a riqueza natural de Maricá, principalmente após a Conferência de Glasgow, que ajudou a promover o ecoturismo”, afirmou.


A Erika Ruppert, também integrante da agência, garantiu que Maricá é um destino diferenciado aos alemães e ajuda a integrar essa população ao meio ambiente.


“Gostei muito de estar em meio à Mata Atlântica. Por conta do clima, a natureza com a qual tive contato em Maricá é oposta à existente na Alemanha e vamos apresentar a cidade aos nossos amigos e clientes. Nessa experiência, pudemos ter contato com paisagens lindas e uma atmosfera que sempre faz você se sentir bem-vindo, o que é ótimo”, acrescentou.


Projeto de lei municipal apoiará o cicloturismo


Em breve, entrará em votação na Câmara Municipal de Maricá o Projeto de Lei nº 181/2021, com o objetivo de instituir o Sistema Municipal de Ciclomobilidade, incluindo a Ciclorrota Charles Darwin. A proposta é de autoria da vereadora Andrea Cunha e abrange também outros destinos históricos e turísticos da cidade.


A Rota Charles Darwin


A Rota Charles Darwin conecta paisagens dos municípios de Maricá e Niterói, em um trecho de aproximadamente 70 km. O percurso refaz parte do caminho feito pelo naturalista britânico Charles Darwin em sua passagem pelo Brasil no século XIX, integrando belezas naturais diversificadas. Por toda a sua extensão, a Rota abrange trechos urbanos e importantes pontos turísticos do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), além da vegetação de restinga.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp