01/12/2021 às 10h02min - Atualizada em 01/12/2021 às 09h59min

Oficinas e palestras pelo fim da violência contra a mulher são realizadas em Maricá

A ação faz parte da campanha ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’

Jade Carvalho - leisecamarica.com.br

A Prefeitura de Maricá promoveu mais uma ação da campanha ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’ nesta terça-feira, 30, na Casa da Mulher, no Centro. 


Na oficina ‘Linhas de Afeto: Juntas nos Empoderamos’, que foi realizada no local, foram estimulados diálogos entre as mulheres vítimas de violência.


A Coordenadora de Políticas para as Mulheres de Maricá, Luciana Piredda, destacou que a oficina é uma forma de debater e mostrar a importância da luta pelo fim de todas as formas de violência contra as mulheres.


“A oficina nasceu a partir da proposta de uma de nossas assistidas. Nesses diálogos surgem frases que estamos usando nas atividades do Varal de Empoderamento”, explicou a coordenadora.


Um workshop com o tema ‘Empoderamento e Autonomia Econômica rompendo o Ciclo da Violência’ e uma palestra sobre a independência feminina serão realizadas nesta quarta-feira, às 10h, também na Casa da Mulher, que fica na Rua Pereira Neves, 274, Centro.


Como denunciar violência contra a mulher


Em Maricá, as mulheres podem buscar apoio na Casa da Mulher, espaço criado para atender, acolher e resgatar mulheres vítimas da violência. A Casa da Mulher funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no endereço acima. 


Aquelas que não puderem comparecer presencialmente no local, podem ser atendidas pelos telefones (21) 3731-5636 e (21) 99107-9691 ou pelo email [email protected].


A ‘Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180’ é outra ferramenta de auxílio a essa população. O serviço oferece escuta qualificada às mulheres em situação de violência, registrando e encaminhando denúncias aos órgãos competentes. 


O espaço também fornece informações sobre os direitos das mulheres, como os locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso. A ligação é gratuita, disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.


Sobre a campanha


Os ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres’ é uma campanha global realizada em 159 países do dia 25 de novembro até 10 de dezembro, que é o Dia Internacional dos Direitos Humanos. 


A data foi escolhida em homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como Las Mariposas, assassinadas em 1961 por integrarem a oposição ao regime do ditador Rafael Trujillo, da República Dominicana.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp