01/12/2021 às 15h10min - Atualizada em 01/12/2021 às 14h57min

Vereador Xandi de Bambuí aprova do projeto de lei que cria Dia dos Pescadores Maricaenses

A data será comemorada todo dia 3 de maio

Jade Carvalho - leisecamarica.com.br

O vereador Xandi de Bambuí teve seu projeto de lei (número 147, de 21 de junho) que institui a criação do Dia Municipal do Pescador Maricaense aprovado nesta quarta-feira, 1, na Câmara Municipal.


O projeto de lei tem o objetivo de chamar a atenção para a valorização dos pescadores do município, além de incentivar a conscientização da população para a preservação das lagoas e de toda a orla da cidade de Maricá. 


A data será comemorada no dia 3 de maio e terá, anualmente, a realização de uma festa da pesca para celebrar o dia e fomentar o turismo e comércio do município. 


O vereador, que é de família humilde do bairro de Bambuí, aprendeu a pescar muito jovem e, hoje, é presidente da Comissão de Pesca da Câmara Municipal de Maricá.


A equipe do LSM conversou com pescadores da cidade, que falaram um pouquinho sobre o quanto será especial ter um dia dedicado só para eles: 

“Eu acho que vai ser importante esse dia, pois o pescador de Maricá vai estar sendo reconhecido. Muitos trabalhadores da pesca estão esquecidos e, perante a cidade e que com essa data, venha algo de bom para os pescadores e para a preservação da lagoa”, disse Fabio Moura da Costa, conhecido como Bolão. 

“Vai ser de muita importância para nós pescadores. O vereador tem meu total apoio, pois essa data vai ser um grande marco para todos os pescadores da região”, falou João Carlos da Silva, o João Bermuda.

”Acho muito bom. Meu falecido marido veio de família de pescador e se sentiria muito honrado com essa homenagem nessa data. É muito bom que tenha um vereador que defenda a pesca artesanal e amadora, pois é uma das profissões mais antigas”, afirmou Andréia da Mata Batista, viúva de um pescador.

“Um projeto de grande importância para os pescadores do município de Maricá, no qual vai passar a ter o dia para comemorar aquilo que fazem no dia a dia, que é a pesca”, concluiu Jair Venâncio dos Santos. 

“Gostaria de agradecer ao amigo vereador Xandi de Bambuí por ter tido a ideia é ter conseguido instituir essa data no calendário municipal. Maricá tem 46km de praias, rodeado de lagoas e tem suas raizes na pesca. A pesca de subsistência e a pesca comercial há anos se destacam no cenário nacional, juntamente com a pesca esportiva. Criar essa data significa poder mostrar o quão importante é e o que significa a pesca na vida da população maricaense. Que essa classe tão lutadora seja valorizada, que conscientizem é que haja melhora, ajudas e desenvolvimento. A cidade há anos se destaca na pesca esportiva, já moradores, filhos da terra, que divulgam e trazem na bagagem títulos expressivos. Fico feliz, pois no mês que se comemora o aniversário da cidade, temos também essa data muito importante. Parabéns aos envolvidos!”, agradeceu e parabenizou Marcelo de Aguiar Martins. 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp