02/12/2021 às 12h36min - Atualizada em 02/12/2021 às 12h10min

Dezembro Vermelho: a importância de fazer o teste e prevenir-se contra a aids

Fique atento as informações, se cuide, pesquise, se tiver dúvidas faça o teste e USE CAMISINHA!!

Thayná Silva - leisecamarica.com.br
Foto/Reprodução: Internet

No dia primeiro de dezembro foi comemorado o Dia Mundial de combate à AIDS, onde a partir desta data será iniciado o mês de ''Dezembro Vermelho''.  
 

O ''Dezembro Vermelho'' nada mais é do que o mês escolhido para combater o preconceito contra a doença, derrubar fake news sobre as IST e, principalmente, estimular a testagem.  
 

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, os 900 mil brasileiros com o vírus, em 2019, 15% deles desconheciam totalmente o diagnóstico. Por esse motivo, as últimas campanhas nacionais sobre a doença estão focando na importância do diagnóstico e da prevenção, fazendo o teste e utilizando sempre a camisinha (masculina e feminina).  
 

Ainda de acordo com os dados, o Brasil é o país que se destaca nesse âmbito, onde o SUS é reconhecido mundialmente como referência em serviços de prevenção e tratamento de HIV/aids.  
 

Desde o ano de 1996, os brasileiros contam com a lei federal (9313), que garante o acesso gratuito aos medicamentos antirretrovirais por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) para todas as pessoas que vivem com a doença no país.  
 

Com o tratamento, é possível seguir a vida normalmente com saúde e com bem-estar.  
 

Infelizmente, o assunto muitas das vezes acaba virando um tabu entre as pessoas que acabam ficando com vergonha de falar sobre a doença e, principalmente, de realizar a testagem. Com isso, algumas pessoas acabam convivendo com a doença durante um bom tempo, sem nem saber dela. 
 

Há também muitas pessoas que são leigas no assunto, não buscam e nem se interessam em buscar mais informações sobre a doença, com isso, acabam achando coisas que nem sempre são verdadeiras. Por isso, é muito importante se informar. 
 

Você sabia?  
 

Ser HIV positivo não é o mesmo que ter Aids. A Aids é o estágio mais avançado da doença, quando o sistema imunológico encontra-se bem debilitado. 
 

Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. 
 

Não se morre de Aids, morre-se das complicações geradas pelas doenças oportunistas. 
 

Os medicamentos (coquetel) impedem que o vírus se replique dentro das células, evitando, assim, que a imunidade caia e que a Aids apareça. 
 

Termo Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) foi substituído por Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) já que é possível ter e transmitir uma infecção, sem apresentar sinais de doença. 
 

Fique atento as informações, se cuide, pesquise, se tiver dúvidas faça o teste e USE CAMISINHA!!


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp