04/12/2021 às 11h04min - Atualizada em 04/12/2021 às 10h56min

Guardas Municipais de Maricá realizam treino sobre uso da força

Capacitação beneficiou 17 agentes de segurança e fez parte das aulas práticas do curso de Administração de Conflitos.

Ana Farias - leisecamarica.com.br
PMM
Foto: Katito Carvalho

A Prefeitura de Maricá promoveu, nesta sexta-feira (03/12), no Aeroporto de Maricá, uma aula prática sobre o uso da força física a 17 guardas municipais, aprendizado que integra o curso de Administração de Conflitos. A capacitação é oferecida em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e conta com 378 horas de aulas teóricas e práticas, voltadas à atuação democrática e cidadã dos agentes de segurança, abordando temas como o funcionamento da guarda, promoção de direitos, importância da comunicação entre diversos órgãos e o bem-estar da população.

O comandante da Guarda Municipal de Maricá (GM), Jean Carlos de Medeiros, esteve presente na aula prática e ressaltou a importância da defesa pessoal para garantir a segurança da população e dos agentes.

“O curso só pode começar presencialmente agora por conta da pandemia da Covid-19. A defesa pessoal é uma prática utilizada a todo momento pela corporação, principalmente para manter a integridade física dos guardas e da população, por isso é uma das instruções mais importantes dentro da capacitação. Os alunos levarão os aprendizados para as suas atividades profissionais diárias, que se unem às aulas teóricas, integrando conhecimentos”, reforçou.

Hugo Duarte, professor da capacitação e referência nas Artes Marciais Mistas (MMA), destacou os avanços de Maricá na segurança pública e o empenho dos alunos durante as quatro horas de atividades físicas.

“A Guarda Municipal de Maricá é fantástica. Os alunos se dedicaram bastante e fiquei surpreso com a turma, porque em um dia eles aprenderam todas as posições ensinadas. A cidade de Maricá é sensacional e, com isso, avança ainda mais a nível nacional e internacional, uma verdadeira referência”, acrescentou.

Agentes da segurança pública aprovam a aula prática

Os guardas municipais presentes durante a prática física aproveitaram o treinamento oferecido, que assegura maior qualidade e humanização ao serviço oferecido à população. Uma das agentes mulheres participantes, Rebeca Alves, de 30 anos, afirmou que a experiência adquirida ajuda no cotidiano, principalmente aos novatos na instituição.

“Eu acho o curso uma ótima experiência, principalmente por estar atuando na Guarda Municipal há pouco tempo. Dessa forma, ganhamos mais conhecimentos para podermos trabalhar nas ruas com segurança e lidarmos melhor com a população a partir dos conhecimentos obtidos aqui”, pontuou.

Rodrigo Lyra, de 30 anos, morador da cidade do Rio de Janeiro, garantiu que a capacitação traz impactos positivos.

“O curso é muito importante por unir reflexões da parte teórica e instruções práticas. Essas orientações vão auxiliar no nosso dia-a-dia e facilitar a entrega do melhor serviço possível à população de Maricá. Já havia servido ao Exército Brasileiro, mas atuar na Guarda Municipal daqui é uma experiência diferenciada”, concluiu.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp