06/12/2021 às 22h22min - Atualizada em 06/12/2021 às 21h59min

Conde Modesto Leal: Hospital de Maricá completa 85 anos de existência

Confira a história do hospital que atende toda população maricaense há 85 anos.

Thayná Silva - leisecamarica.com.br

O Hospital Municipal Conde Modesto Leal completa hoje 85 anos de história na Rede de Urgência e Emergência da Saúde Maricá e apoio no atendimento dos moradores das regiões Leste Fluminense e Costa do Sol. 
 

Conheça a história  
 

O hospital foi a residência de João Leopoldo Modesto Leal, mais conhecido como Conde Modesto Leal, que foi um comerciante, fazendeiro, banqueiro, político e empresário. Ele nasceu em Minas Gerais, em 1860, e morreu no Rio de Janeiro, em 1939.  
 

Acredita-se que Conde Modesto Leal durante muitos anos foi responsável por 90% do comércio de Maricá e Saquarema, umas das atividades principais que realizava era como proprietário de fazendas, casas comerciais e armazéns. Além de ter participações importantes na área social, política e econômica de Maricá. 
 

Segundo algumas pesquisas, o nome do hospital foi uma forma de homenagear o Conde que praticou diversos atos de filantropia, inclusive contribuiu decisivamente para a existência do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, já que ele foi considerado o homem mais ricos do Brasil no início do século XX.  
 

Atualmente no hospital 
 

Hoje, o hospital conta com uma estrutura muito mais ampla, onde passou por inúmeras reformas ao longo dos anos e atualmente é o maior hospital da cidade de Maricá.  
 

No ano de 2020, algumas obras foram realizadas no local, onde houve uma ampliação no setor de trauma, além da reforma da sala de sutura. Em 2021, as obras na unidade ainda seguem acontecendo no local para receber seus pacientes com mais conforto. 
 

A unidade possuí leitos e emergência nos setores de trauma, pediatria e maternidade. Além disso, durante o período de pandemia em 2020, trabalhou incansavelmente para conseguir atender a grande demanda de pacientes que deram entrada na unidade e lutaram para salvar vidas em meio a uma pandemia que atingiu o mundo inteiro. 
 

Atualmente, o hospital conta com diversos profissionais, de diferentes áreas da saúde, que enfrentam desafios diariamente na unidade para ajudar e salvar a vida daqueles que mais precisam. 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp