07/12/2021 às 10h01min - Atualizada em 07/12/2021 às 09h59min

Maricá: Laços brancos são distribuidos em campanha de combate à violência contra as mulheres

Ana Farias - leisecamarica.com.br

A Prefeitura de Maricá realizou, nesta segunda-feira (06/12), a distribuição de laços brancos na Praça Orlando de Barros Pimentel (no Centro), atividade que simboliza o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres (06). A ação marcou o início da 3ª Semana dos Direitos Humanos, e contou também com panfletagem sobre os mecanismos de defesa às mulheres, enquete abordando situações de violência e um varal com frases de empoderamento feminino.

O secretário de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, João Carlos de Lima, destacou o simbolismo da campanha do laço branco, que objetiva evidenciar o papel do homem no processo de violência estrutural à mulher, trazendo mais consciência ao público masculino.

“A Semana dos Direitos Humanos se inicia com uma atividade que busca mostrar aos homens a importância de se respeitar cada vez mais as mulheres. Os índices de violência contra as mulheres ainda são altos e, com essa ação, esperamos trazer reflexões e mudanças. O laço branco simboliza o apoio e a participação nessa campanha tão essencial”, afirmou.

Luciana Piredda, coordenadora de Políticas para as Mulheres de Maricá, garantiu que a atividade é fundamental para propor um diálogo com os homens, refutando ideias machistas e contribuindo com mudanças sociais relevantes.

“Essa campanha integra os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e é fundamental. Dessa vez, propomos um diálogo com os homens, muitas vezes o potencial agressor das mulheres. A nossa proposta é trabalhar de forma cultural, utilizando um tripé composto por compromisso, mudança de atitude e o respeito às mulheres, para avançarmos cada vez mais”, reforçou.

População se mobiliza no combate à violência

Diversas pessoas que passaram pela Praça Orlando de Barros Pimentel se sentiram impactadas pela iniciativa. Um deles foi Jorge de Moraes, de 56 anos, morador de São Gonçalo em visita a Maricá.

“É uma excelente campanha. Todos conhecem os direitos das mulheres e evitamos cair em falas machistas, o que é muito importante. Nessa ação, podemos também ter mais contato com os direitos das mulheres e elas são apresentadas aos mecanismos de denúncia, algo que é essencial em todos os casos de violência, freando o agressor”, pontuou.

A dona de casa Márcia Vieira, de 34 anos, moradora de Ponta Negra, afirma que a ação é uma forma de união feminina, dialogando com os homens.

“É muito importante conscientizar os homens e valorizar as mulheres. Muitas sofrem por aí e em boa parte das vezes não ficamos sabendo desses atos de violência. É muito bom ter em Maricá um acolhimento a essas mulheres e precisamos nos unir, denunciem!”, concluiu.

A Campanha do Laço Branco

A Campanha surgiu depois que Marc Lepine (25 anos) invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica em Monteral (Canadá) e ordenou que os homens saíssem. Enquanto gritava para as mulheres, que eram feministas, ele as matou. Ao todo, 14 mulheres foram assassinadas à queima roupa no dia 06/12/1989. Após o crime, Marc se suicidou, mas deixou uma carta revelando a motivação, por não suportar a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino. O crime mobilizou um grupo de homens do Canadá que definiu o laço branco como símbolo da campanha pelo fim da violência contra a mulher, que nas duas últimas décadas foi implementada em diferentes países.

Semana dos Direitos Humanos continua

A 3ª Semana dos Direitos Humanos de Maricá segue até o dia 11/12 em diversas partes da cidade, conscientizando os moradores sobre os seus direitos. As atividades contam com campanhas de doação de sangue e pelo fim da violência contra as mulheres; apresentações de teatro e dança; exibição de filme sobre a democracia; além de oficinas e ações sociais. A programação completa pode ser acessada clicando aqui.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp