13/12/2021 às 19h17min - Atualizada em 13/12/2021 às 19h10min

Praias de Maricá com água escura: Poluição, sujeira ou fenômeno da natureza?

A coloração do mar na última semana assustou os banhistas que foram até às praias da cidade

Jade Carvalho - leisecamarica.com.br
Canal de Ponta Negra nesta segunda-feira, 13 | Foto: @pontanegra.marica

Quem foi aproveitar a praia no último final de semana na cidade de Maricá se surpreendeu com a cor do mar. Uma coloração diferente foi registrada nas praias de Ponta Negra, Barra de Maricá, Cordeirinho, Itaipuaçu, entre outras. 


A água, que geralmente apresenta a cor azul ou esverdeada, muitas vezes dando para ver o fundo e encantando os moradores e turistas que passam pela região, estava com a cor escura, surpreendendo e preocupando os banhistas, que não sabiam se o mar estava apto para o banho ou não. 


Os especialistas no assunto se atentaram para a questão e deram uma nota técnica para explicar a situação. A explicação - que foi elaborada por pesquisadores da UERJ, da UFRJ e da UniRio - disse que a mudança na coloração foi causada pela proliferação de microalgas marinhas. Segundo os estudos, os pigmentos lançados pelas algas podem alterar a cor da água, deixando o tom mais escuro. 


Ainda segundo os pesquisadores, o fenômeno está sendo registrado no estado desde o começo de novembro. Apesar de deixar a água com a coloração com aparência de suja, as algas não são tóxicas e não são prejudiciais à saúde. 


A boa notícia para os banhistas é que o mergulho no mar pode acontecer normalmente, ou seja, os moradores e turistas podem continuar aproveitando os dias de sol e calor na praia, porém não há previsão para que a água volte a tonalidade normal. 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp