16/12/2021 às 08h04min - Atualizada em 16/12/2021 às 08h01min

Unidade de Conservação é inaugurada em Maricá

Essa já é a segunda Unidade inaugurada na cidade.

Thayná Silva - leisecamarica.com.br
Foto: Evellen Gouvêa

A Pefeitura de Maricá inaugurou nesta quarta-feira (15/12) a sede de Unidade de Conservação do Silvado, localizada em Área de Proteção Ambiental das Serras de Maricá (Apasemar) e administrada pela Secretaria da Cidade Sustentável.


A cidade possui atualmente 61% de área de proteção ambiental e a nova sede ficará como base para atividades sócio culturais e ambientais. No local também ocorrerá o monitoramento dessa área de preservação ambiental.


“O prédio estava em ruína, mas nós conseguimos recuperá-lo e hoje entregamos à população mais um espaço público. Além de ser uma base de apoio para a TransMaricá, moradores e turistas poderão buscar informações, participar de palestras e de cursos de educação ambiental. Quem ganha é a população”, disse o secretário da Cidade Sustentável, Helter Ferreira.


Com auditório, salas de exposição, administrativa e de gestão, cozinha e três banheiros (um deles com acessibilidade), a sede da Unidade de Conservação do Silvado receberá futuramente grupos escolares em projetos de educação ambiental que serão realizados em parceria com a Secretaria de Educação.


“Preservar essa biodiversidade, nossa mata atlântica, os animais silvestres e recursos hídricos é de suma importância para o desenvolvimento da cidade e para a preservação de toda essa riqueza que a gente tem”, avaliou o geógrafo e gestor da Apasemar, Felipe Zeidan.


Em ato simbólico, a deputada estadual Rosângela Zeidan realizou a soltura de um canário, que havia sido apreendido pela polícia ambiental.


Unidade contará com projeto Ecobike


O Projeto Ecobike, que já funciona na Unidade de Conservação no Espraiado, também estará disponível para empréstimo no novo local, diariamente, das 8h às 17h. As bicicletas deverão ser retiradas mediante um cadastro prévio. O sistema de controle é manual e haverá um funcionário responsável por realizar o cadastro dos usuários, conferir os documentos, liberar o empréstimo e acompanhar a devolução, que deverá ser feita na estação em até duas horas.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp