22/12/2021 às 11h16min - Atualizada em 22/12/2021 às 09h52min

Corpo de Bombeiros lança ‘Operação Verão 2021’ em todo Rio de Janeiro

A operação busca ações de prevenção e salvamento no mar

Jade Carvalho - leisecamarica.com.br
CidadedeNiteroi.com
CidadedeNiteroi.com

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) lançou a ‘Operação Verão 2021/2022’ nesta terça-feira, 21, que irá atuar em todo o estado, incluindo as cidades de Maricá, Saquarema e toda a Região dos Lagos. 


Durante a operação, que irá até o mês de março de 2022, a corporação realizará o reforço das ações táticas de prevenção e de salvamento marítimo em todo o estado. O objetivo da operação é de reduzir o número de afogamentos e aumentar os cuidados com os banhistas, que lotam as praias, rios, lagos e lagoas com grande frequência durante o verão, que é a estação do calor e das férias. 


Entre o planejamento da corporação está o aumento do efetivo por toda a orla fluminense através do pagamento do Regime Adicional de Serviço (RAS), além de investimentos de mais de R$3 milhões em viaturas e equipamentos.


No ano de 2021, foram adquiridas cerca de 20 motos-aquáticas (jetskis), em torno 200 pranchões de salvamento e 1.350 nadadeiras e equipamentos de proteção individual, além de mais de 40 mil fotoprotetores corporais e labiais para a proteção contra o sol. 


Com mais de R$45 milhões que estão em fase de licitação, o Corpo de Bombeiros planeja a compra de mais motos-aquáticas, de botes infláveis, quadriciclos, guarda-sóis, cadeiras de praia, itens de vestuário, óculos, apitos, garrafas térmicas e máscaras para Reanimação Cardiopulmonar (RCP).


Além das compras, ainda estão previstas dentro do orçamento as instalações de 104 novos entrepostos de guarda-vidas e a modernização de 10 lanchas.


“A preparação para o verão é parte de um planejamento que tem como objetivo manter a excelência dos serviços prestados à população, garantindo a segurança da tropa. Adotamos uma série de ações voltadas para a modernização dos nossos materiais operacionais e da nossa frota, ao mesmo tempo em que investimos na valorização do capital humano, com reforço de cursos, capacitações e qualificações, ampliação das gratificações, melhoria das condições de trabalho e alimentação e readequação de escalas dia nossos guardas-vidas” afirmou o Secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.


Atualmente, o serviço marítimo do CBMERJ conta com um total de 217 postos de salvamentos e mais de 1.200 militares que atuam cobrindo os 246 quilômetros da orla fluminense.


No verão, os guarda-vidas realizam cerca de 220 mil ações de prevenção nas praias, sendo 2.200 por dia, equivalente a 1,5 pessoa orientada a cada minuto. Entre os períodos de dezembro de 2020 e março de 2021, mais de 5 mil resgates foram realizados nos mares do Rio de Janeiro, sendo aproximadamente 5 por dia. 


O 4º GMar, que é o grupamento responsável pela prevenção e salvamento nas praias de Niterói e Maricá, está em 5º lugar no ranking de afogamentos. Até o último domingo, 19, foram registrados 840 atendimentos à afogados. 



Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp