24/12/2021 às 18h44min - Atualizada em 24/12/2021 às 18h40min

Depois de muitos embargos, projeto para construção do Porto de Jaconé é autorizado

Agora, a obra do porto deve começar a sair do papel

Jade Carvalho - leisecamarica.com.br

Após liberação de licença, o projeto do Terminal de Ponta Negra (TPN) sairá do papel e começará a ser construído em Maricá. A construção do terminal marítimo na Praia de Jaconé é um assunto antigo e, depois de sofrer muitos embargos, a autorização aconteceu nesta quinta-feira, 23.   


A autorização foi concedida depois que a Comissão Estadual de Controle Ambiental (Ceca), que é vinculada à Secretaria de Estado do Ambiente, recebeu a liberação da licença ambiental através do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), onde foi liberado a implementação de terminais portuários de granéis líquidos e carga em geral no bairro de Jaconé.  


Logo após a liberação ser publicada no Diário Oficial do Estado, a empresa DTA Engenharia, que será a responsável pelo projeto, foi autorizada a dar início no andamento nas obras de infraestrutura marítima e terrestre no local.  


O primeiro passo para que a empresa precisa dar para início nas obras é justamente começar a instalação de terminais portuários de granéis líquidos e carga geral, onde o canal terá acesso contemplado, bacia de evolução, aterro hidráulico, estruturas de segurança portuária, bacia de evolução, pátio logístico, canteiro de obras e um centro administrativo.  


De acordo com o Inea, o projeto da construção do porto está dentro das normas ambientais vigentes. Além disso, o órgão entende que o empreendimento não irá prejudicar o meio ambiente e, por isso, emitiu o parecer favorável à emissão da licença para que seja instalado o porto, mas será preciso minimizar e compensar os impactos causados. Depois de muitos capítulos, a obra será realizada e o porto construído.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp