05/01/2022 às 17h17min - Atualizada em 05/01/2022 às 17h15min

Regina Casé ganha livro sobre Darcy Ribeiro e diz que quer visitar Maricá

O prefeito Fabiano Horta respondeu através de rede social, convidando a atriz e apresentadora a conhecer a cidade

Jade Carvalho - leisecamarica.com.br
Camilla Maia/TV Globo

A renomada atriz e apresentadora Regina Casé afirmou em um story de seu Instagram nesta terça-feira, 4, que quer visitar e conhecer a cidade de Maricá. 


A artista deu a declaração após receber o livro do artista plástico e designer Gringo Cardia: ‘Darcy Ribeiro em Maricá - A utopia é aqui’. “Estou doida pra ir a Maricá, para ver essa casa de perto, deve ser uma coisa linda”, disse Regina enquanto folheava o livro. 


O prefeito Fabiano Horta respondeu a declaração de Regina imediatamente, a convidando para vir até a cidade: “Maricá já está no ‘esquenta’, Regina Casé, para te receber com todo carinho que você merece, e mostrar as belezas da casa de Darcy Ribeiro e da nossa cidade, que ele tanto amou”, publicou o prefeito em uma rede social. 


A casa de Darcy Ribeiro, que teve seu projeto original assinado por Oscar Niemeyer, fica localizada na Praia de Cordeirinho. O imóvel - que era um refúgio para o educador e antropólogo - foi  restaurado pela Prefeitura de Maricá e está aberto à visitação pública.


A casa possui 11 cômodos, em formato côncavo e com paredes em curvas, similares a uma oca, uma referência aos povos indígenas, admirados por Darcy Ribeiro.


A residência conta com a exposição de objetos pessoais do antropólogo e estruturas que remetem a sua trajetória. Na entrada principal, há uma estátua de bronze de Darcy Ribeiro posicionada de frente à praia, uma alusão a sua paixão pela Praia de Cordeirinho.


O local passou para a administração municipal através de um comodato, assinado em fevereiro de 2009 junto à Fundação Darcy Ribeiro, com o objetivo de resgatar e compartilhar as ideias do sociólogo.


Visitação


A Casa Darcy Ribeiro fica na Rua 119, n° 395, em Cordeirinho. O espaço está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e o agendamento é feito pelo telefone (21) 2637-2053. A entrada é gratuita.


Quem foi Darcy Ribeiro 


O Darcy Ribeiro se notabilizou por trabalhos desenvolvidos nas áreas de educação, sociologia e antropologia, tendo sido, ao lado de Anísio Teixeira, um dos responsáveis pela criação da Universidade de Brasília (UNB), elaborada no início dos anos 1960. O educador também idealizou a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos.


Durante o primeiro governo de Leonel Brizola no Rio de Janeiro (1983-1987), onde ocupou o cargo de vice-governador, Darcy Ribeiro criou, planejou e dirigiu a implantação dos Centros Integrados de Ensino Público (CIEP), um projeto pedagógico visionário e revolucionário no Brasil de assistência em tempo integral a crianças, incluindo atividades recreativas e culturais para além do ensino formal.


Darcy Ribeiro também foi ministro-chefe da Casa Civil do presidente João Goulart e exerceu o mandato de senador pelo Rio de Janeiro, de 1991 até sua morte em 1997. Ele também publicou vários livros, boa parte deles sobre os povos indígenas. 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp