14/01/2022 às 20h24min - Atualizada em 14/01/2022 às 20h21min

Sanemar leva programa ‘Sanear Comunidades’ ao bairro do Camburi

A companhia realizou uma reunião com os moradores

Jade Carvalho - leisecamarica.com.br

A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) realizou uma reunião com moradores da comunidade do Camburi nesta quinta-feira, 13, para conversar sobre o projeto ‘Sanear Comunidades’. 


A comunidade é uma das que serão beneficiadas com o programa, que foi lançado pela companhia em novembro do ano passado e que já está contemplando a comunidade do Spar. Além das citadas, o programa também estuda contemplar a comunidade da Estação, em Ponta Negra. 


Os diretores da Sanemar, Horácio Figueiredo e Gleudes Praxedes, respectivamente diretores de Projetos Socioambiental e Obras Diretas, explicaram aos moradores do Camburi as etapas do programa. 


Segundo Horácio, a ideia é que os dois projetos - Sanear + Água e Sanear + Esgoto - sejam implantados no bairro, que tem cerca de 80 residências. 


“Essa primeira reunião serviu para apresentar o programa aos moradores e avaliar as necessidades da comunidade quanto ao esgotamento sanitário e o abastecimento de água”, disse o diretor.


O programa ‘Sanear Comunidades’ tem como objetivo atender as comunidades mais carentes da cidade. Na parte do esgotamento sanitário, se avalia a necessidade da implantação do sistema de fossa, filtro e sumidouro em algumas áreas, além da instalação de redes locais de esgoto com estações compactas em outras. 


No quesito água, a ideia é que o abastecimento seja por meio de caminhões-pipa ou com obras de extensão de rede a serem realizadas pela Águas do Rio, concessionária que assumiu o serviço de distribuição de água em Maricá também em novembro de 2021.


Para a presidente da Sanemar, Rita Rocha, atender as comunidades em situação de vulnerabilidade é prioridade. 


“O programa foi criado para que essas comunidades em situação de vulnerabilidade recebam de forma emergencial atendimento de esgoto e água. Nosso projeto de esgotamento sanitário atenderá todo o município, mas temos consciência de que as obras são complexas e de médio a longo prazo. Por isso, o Sanear Comunidades, que se desdobra nos projetos Sanear + Água e Sanear + Esgoto é essencial nesse momento”, ressaltou Rita.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp