17/01/2022 às 14h16min - Atualizada em 17/01/2022 às 14h13min

Defesa Civil de Maricá participa de evento de tecnologia no Rio

Considerado o maior encontro da América Latina, Rio Innovation Week aconteceu até este domingo no Jockey Club Brasileiro.

Ana Farias - leisecamarica.com.br
PMM

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá, em parceira com o Centro Nacional de Monitoramento de Alerta e Desastres Naturais (Cemaden), participa do maior evento de tecnologia e inovação da América Latina, o Rio Innovation Week, que acontece desde quinta-feira (13/01) no Jockey Club Brasileiro, na Gávea, no Rio de Janeiro.

No estande de exposição do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informações, a Defesa Civil de Maricá apresentou a importância da utilização de tecnologia para a prevenção de desastres, por meio da utilização de pluviômetros e estações meteorológicas, que auxiliam na tomada de decisão do gestor. Os dados de previsão do Cemaden são analisados pela equipe técnica da Defesa Civil de Maricá, para e emissão de mensagens SMS e alertas para a população pelo celular.

“A nossa equipe técnica utiliza a tecnologia e radares para garantirmos a segurança da população. Isso faz com que as previsões tenham uma maior assertividade. A Defesa Civil adquiriu recentemente inúmeras plataformas de coleta de dados que aumentam a gama de observação junto às áreas de risco em Maricá. O fato de participarmos de um evento desse porte mostra que estamos no caminho certo”, afirmou o coordenador técnico da Defesa Civil, major Wellington Silva, durante o evento, que aconteceu até domingo (16/01) com 190 expositores e cerca de 500 palestrantes.

Como receber alerta por SMS

Para cadastro, envie o número do CEP para 40199. Para cancelamento envie SAIR e o CEP para 40199. O CEP pode ser enviado em qualquer formato (ex: 83045720, 83045-720).

Se o CEP for aceito será enviada uma mensagem de confirmação e iniciados os alertas para a região.

A quantidade de CEP que se pode cadastrar é ilimitada, mas deve ser realizado um cadastro para cada CEP.

Para parar de receber os alertas, enviar um SMS com a palavra SAIR e o número do CEP, e aguardar o recebimento da confirmação.

Para descobrir qual(is) CEP(s) está(ão) cadastrado(s) no telefone:
• Para consultar um CEP cadastrado, o usuário deverá enviar a mensagem “consultar” para o número 40199;
• Caso o usuário tenha ao menos um CEP cadastrado com o status “cadastrado”, ele receberá a seguinte mensagem: “Para este número de celular existe(m) o(s) seguinte(s) CEP(s) cadastrados: 00000000, 00000000, 00000000”;
• Caso o usuário não possua nenhum CEP cadastrado com o status “cadastrado”, ele receberá a seguinte mensagem: “Para este número de celular não existe CEP cadastrado”.

Em relação à ocorrência, desastres e qualquer informação à população pode entrar em contato com a Defesa Civil de Maricá pelos telefones 199 ou 2637-1999.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp