22/01/2022 às 15h47min - Atualizada em 22/01/2022 às 15h41min

Covid-19: Polos para vacinação de crianças, adolescentes e adultos são separados em Maricá

A decisão começa a valer a partir desta segunda-feira (24).

Thayná Silva - leisecamarica.com.br
Foto/Reprodução: Internet

A Prefeitura de Maricá fará, a partir de segunda-feira (24/01), a vacinação infantil e da população acima de 12 anos contra a Covid-19 em Maricá em polos específicos para cada faixa etária. A divisão estratégica segue orientação do Ministério da Saúde de oferecer locais exclusivos para a imunização das crianças. A vacinação de adolescentes e adultos ganhará reforço na segunda-feira com a nova Unidade Móvel da Saúde, que ficará estacionada na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

De acordo com a subsecretária de Rede de Atenção Ambulatorial e Saúde Coletiva, Claudia Rogéria de Lima, os polos foram escolhidos para assegurar a sequência segura da vacinação.

“Separamos as Unidades de Saúde da Família (USF) que estão realizando os testes rápidos da Covid-19, mediante a agendamento, dos polos de vacinação dos adultos e principalmente das crianças. Com isso vamos evitar uma maior exposição dos nossos pequenos ao vírus, visto que neste momento são os que estão mais desprotegidos”, destacou a subsecretária.

Vacinação de crianças

Na segunda (24/01) e terça-feira (25/01) será a vez dos meninos de 11 anos. A partir da quarta-feira (26/01), o calendário avança juntamente para meninos e meninas, começando por 10 anos e seguindo de dois em dois dias a ordem decrescente das idades. A imunização vai ocorrer em dez polos exclusivos.

O responsável legal deverá levar a caderneta de vacinação, além de um documento de identidade ou certidão de nascimento da criança. As crianças com comorbidades ou deficiência permanente também precisam do laudo médico. A expectativa é concluir a aplicação da primeira dose nas crianças no dia 10 de fevereiro, mas a continuidade do calendário depende da chegada das doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

Vacinação de adolescentes e adultos 

Maricá já alcançou 90,7% da população vacinada acima de 12 anos com as duas doses ou dose única, totalizando 128.871 pessoas até o momento. Com a dose de reforço já são mais de 45 mil pessoas.

Além da dose de reforço em geral e dose extra para o grupo de pessoas imunossuprimidas (pessoas com baixa imunidade), o município segue aplicando a segunda dose, com intervalo reduzido para 21 dias na vacina da Pfizer e oito semanas para a AstraZeneca, e repescagem da primeira dose.

Unidade Móvel da Saúde 

Maricá passa a contar com uma Unidade Móvel da Saúde para compor a Rede de Atenção Ambulatorial e Saúde Coletiva a partir desta segunda-feira (24/01). Adaptado com equipamentos e equipes de Saúde, o veículo chega para atender a população que reside em áreas mais distantes, isoladas e que apresentem vulnerabilidades sociais.

Nos primeiros dias de funcionamento, a Unidade Móvel será mais um local de vacinação contra a Covid-19 para adolescentes e adultos. O veículo ficará estacionado na Praça Orlando de Barros Pimentel, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e nos sábados (29/01) e (05/02), das 9h às 17h.

 

Polos de vacinação infantil

Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h

USF Ponta Grossa – Rua Irineu Ferreira Pinto, s/n.

USF ESF Central – Rua Clímaco Pereira, 241, Centro.

USF Bairro da Amizade – Rua Eliete Rocha Santos, Lote 28, Quadra 90 (antiga Rua 53)

USF Barra – Rua Ênani Manoel Soares, s/n, Barra de Maricá.

USF Inoã II – Rodovia Amaral Peixoto, km 14, s/n, (ao lado do DPO).

USF Barroco – Rua Getúlio Vargas (antiga Rua 2), lote 13, quadra 4, casa 2, Itaipuaçu.

USF São José I – Rua Caio de Figueiredo, s/n (Travessa CIEP).

USF Bambuí – Av. do Contorno, s/n.

USF Santa Rita – Rua Antônio Marques Mathias, s/n, Quadra 433 (antiga Rua 36).

USF Ubatiba – Avenida Niterói, s/n.

 

Polos de vacinação de adolescentes e adultos

Unidade Móvel da Saúde – Praça Orlando de Barros Pimentel, Centro. (De segunda 24/01 até sábado (05/02), das 9h às 19h. Nos sábados 29/01 e 05/02, das 9h às 17h).

De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h

USF São José 2- Estrada da Cachoeira, s/n, São José do Imbassaí.

USF Chácara de Inoã- Rodovia Amaral Peixoto, km 16. (ao lado do Polo Mania), Inoã.

USF Jardim Atlântico- Rua 36, lote 01, quadra 206. Loteamento Jardim Atlântico, Itaipuaçu.

USF Marinelândia- Rua Nove, Quadra 15, Cordeirinho.

USF Ponta Negra- Alcebiades Teodoro Pereira, s/n.

 
  •  

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp