26/01/2022 às 11h33min - Atualizada em 26/01/2022 às 10h48min

Guarda Ambiental combate a incêndio em vegetação no bairro de Vilatur, em Saquarema

Os agentes realizavam um patrulhamento pela região, quando avistaram a vegetação com grandes focos de incêndio.

Thayná Silva - leisecamarica.com.br
Fonte: PMS
Foto: Divulgação

Agentes da Guarda Ambiental de Saquarema combateu a um incêndio que estava ocorrendo na tarde deste domingo, 23, em uma área de mata no bairro de Vilatur, em Saquarema.  
 

De acordo com as informações, os agentes realizavam um patrulhamento de rotina pela região, quando se depararam com o local, onde a vegetação continha grandes focos de incêndio.  
 

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas não puderam atender ao chamado por não dispor de uma equipe livre no momento. Os agentes da Guarda que estavam de plantão conseguiram fazer o combate, acabando com os focos que já haviam destruído boa parte da vegetação e colocando em risco a fauna local.  
 

Durante o verão, as altas temperaturas e com o período de estiagem, é comum encontrar vegetação seca nas áreas de mata. Esse é o cenário perfeito para um início de incêndio e os maiores colaboradores para que isso aconteça são guimbas de cigarros descartadas pelas janelas de veículos, o carvão em brasa descartado após um churrasco, o fogo para queimar um “lixinho”, balões e até cacos de vidro descartados irregularmente, que podem causar o efeito lente, com a incidência da luz solar, entre outros. 
 

A ação de atear fogo é caracterizada como crime ambiental. As penalidades para quem for pego cometendo esse crime estão na Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. A Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, por meio da Guarda Ambiental, tem atuado na conscientização da população sobre a importância de não praticar esse tipo de ação criminosa. Preservar o meio ambiente é um dever de todos! 
 

Para orientações e denúncias, a Prefeitura disponibiliza um canal de comunicação direto com a Guarda Ambiental e a população pode entrar em contato através do número (22) 99279-0540. 

 

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp