26/01/2022 às 16h53min - Atualizada em 26/01/2022 às 16h51min

Visitantes desobedecem interdição e continuam frequentando Gruta da Sacristia e Cachoeira do Espraiado

O local oferece risco aos frequentadores

Jade Carvalho - leisecamarica.com.br
Karina Cruz

Diversos visitantes foram flagrados na Gruta da Sacristia, em Ponta Negra, e na Cachoeira do Espraiado durante o último fim de semana mesmo após a interdição da Defesa Civil de Maricá. 


Os visitantes foram flagrados após a fita de isolamento que foi colocada no local. Na Sacristia, jovens foram flagrados na trilha que leva até a praia. Já na cachoeira, foram vistas famílias, inclusive com crianças, nos locais interditados.


Sobre a interdição 


A interdição de dois dos principais pontos turísticos da cidade ocorreram após as fortes chuvas que atingiram a cidade no início do mês de janeiro. A ação visa preservar a segurança dos moradores e turistas que frequentam os locais para curtir e admirar os belos pontos turísticos do município. 


No caso da Sacristia, a interdição ocorreu devido a uma análise geotécnica, que apontou riscos na estrutura do local, que é todo formado por pedras. 


Já na cachoeira, que está interditada parcialmente, há risco de queda de blocos de rocha de construção do muro e a possibilidade de uma árvore de grande porte cair no rio, num trecho que normalmente é ocupado por banhistas em dos pontos e, em outro, vários blocos de rocha encontram-se instáveis na encosta, apresentando risco de queda.


Reabertura dos pontos turísticos 


Para a reabertura dos pontos turísticos, a Prefeitura de Maricá afirmou que, na Sacristia, será necessária a retirada dos blocos que estão soltos, ação que será realizada pela Autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar).


No caso da cachoeira, a prefeitura afirmou que a autarquia terá que realizar a retirada de todo o muro que tem no local, colocando uma construção que resista fluxo de água, além da estabilização dos blocos de rocha presentes na margem florestada, porém não há prazo para a liberação de ambos os locais.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp