09/03/2022 às 21h41min - Atualizada em 09/03/2022 às 21h39min

Cordeirinho ganhará horta comunitária com área de plantio maior que dois campos de futebol

Jade Carvalho - leisecamarica.com.br
PMM

A Prefeitura de Maricá lançou a pedra fundamental da segunda horta pública comunitária do município nesta terça-feira, 8, no bairro Cordeirinho, na Região Litorânea de Maricá. 


A área de plantio será feita em 12 lotes, numa área de 19 mil m², com a medida maior que dois campos de futebol. Ao todo, serão cerca de 12 agricultores permissionários trabalhando na plantação de produtos orgânicos. 


“Nosso objetivo é incentivar cada vez mais a produção de alimentos agroecológicos, sem agrotóxicos e mais saudáveis para a nossa população. Além disso, a horta comunitária possibilita geração de renda extra familiar para quem quiser comercializar sua produção”, explicou o vice-prefeito Diego Zeidan, durante a solenidade de lançamento da horta em Cordeirinho.


O programa destina áreas públicas para o cultivo agroecológico, que é feito pela comunidade com monitoramento de técnicos da prefeitura. A primeira horta feita na cidade foi inaugurada no loteamento Manu Manuela, em São José, no mês de março de 2017.


Por enquanto, ainda não há uma data prevista para o início do plantio, pois a Secretaria de Economia Solidária e a Secretaria de Agricultura Pecuária e Pesca aguardam a finalização da documentação dos terrenos e dos permissionários, mas os moradores do bairro já estão se preparando para o trabalho. 


“O pessoal de Cordeirinho fez questão de visitar a horta do Manu Manuela para sanar as dúvidas. Essa troca é fundamental. O principal critério para usufruir a terra é a produção. Se a pessoa não colocar a terra para produzir, cumprindo essa obrigação primária, vai perder o direito de usá-la”, explicou o Secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Julio Carolino.


O Secretário de Economia Solidária, Adalton Mendonça, ressaltou que a horta comunitária é um dos projetos que engloba a soberania alimentar. “Parece um pequeno passo, mas faz parte de um grande projeto. Mais à frente, vamos oferecer para mais escolas o que plantamos aqui. O futuro do mundo passa pela alimentação saudável, sem agrotóxico e sem pesticidas”, declarou.


Cerimônia simbólica


Em ato simbólico de instalação da placa da horta comunitária, foram distribuídos kits com calcário, banana desidratada, rama de aipim e sementes de feijões. O programa integra as secretarias de Economia Solidária, Agricultura Pecuária e Pesca, além da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).


Antes de receber os lotes, de aproximadamente 400m² cada, os permissionários passaram por um curso de capacitação em agroecologia oferecido gratuitamente pela prefeitura.


População recebe terra para plantio


O permissionário que recebeu o kit de cultivo, José Luis da Silva, de 78 anos, aprovou a iniciativa. “Nasci da terra e quero viver mexendo nela. A iniciativa é ótima porque o custo é zero. Fui no mercado para comprar cheiro-verde e o preço estava altíssimo. Se temos o produto no nosso bairro, por que vamos comprar fora? Pelo contrário, vamos servir a quem não tem”, disse.


Moradora há 10 anos no bairro Guaratiba, a aposentada Aduni Benton, se sente realizada em receber gratuitamente o espaço para plantar. “Esse é um sonho de infância. Sempre falei em comprar um terreno em Bambuí só para plantar couve, alface e cenoura, mas a prefeitura me deu esse presente ao disponibilizar um terreno para que possamos plantar e ainda revender o excedente, para termos um pouco de renda extra”, destacou.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp