29/03/2022 às 10h45min - Atualizada em 29/03/2022 às 10h29min

Prefeitura entrega obra da nova Unidade de Saúde da Família do Flamengo

Ana Farias - leisecamarica.com.br
A Prefeitura de Maricá entregou na manhã desta terça-feira, 29, a obra da nova Unidade de Saúde da Família (USF) Elenir Umbelino de Mello, no Flamengo. A unidade vai reorganizar o atendimento na região central da cidade, contemplando os moradores do Flamengo, Condado, Marques, Parque da Colina e Camburi. A previsão de início dos atendimentos é de um a dois meses, após o período de organização do território de assistência e contratação das equipes.
 
Seis consultórios foram construídos para atendimento médico, de enfermagem e saúde bucal. A unidade também conta com sala de imunização, curativo e procedimento e farmácia. A expectativa é que 12 mil pessoas sejam atendidas por três equipes formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, além de dentista e auxiliar.
 
A implantação desta unidade faz parte reestruturação do atendimento do primeiro distrito de Maricá que atualmente concentra os atendimentos na USF Central. Com inserção da USF Elenir Umbelino de Mello nesta área, haverá uma melhor distribuição e qualificação da assistência para os moradores da região.

Durante a inauguração, estiveram presentes a Solange de Oliveira (Secretaria Municipal de Maricá), João Maurício (Secretário de Governo), Renato Machado (Presidente da SOMAR), além de vereadores municipais. Infelizmente, o prefeito Fabiano Horta e sua esposa não estiveram presentes por problemas de saúde. 
 
Nome escolhido homenageia ex-profissional de saúde de Maricá
 
Elenir Umbelino de Mello, conhecida carinhosamente como Dona Bilú, nasceu em 12 de julho de 1936 e faleceu em 22 de julho de 2011. Auxiliar de enfermagem, Dona Bilú trabalhou no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, por mais de 20 anos. Conhecida por sua dedicação, desempenhou a sua profissão com excelência e muito amor à área da saúde.

Toda a família da Dona Bilú - até a sua 5ª geração - esteve presente e todos se emocionaram. A sua filha mais nova Lilian de Mello, disse que sua mãe foi um exemplo de pessoa, de profissional. "Estou muito honrada e toda a minha família com essa homenagem que foi algo que nos pegou de surpresa. Pois nossa mãe dedicou toda a sua vida no Conde (...) hoje passo pela rua e ouço falar: 'você é filha da dona Bilú', não escuto falar nada mal da minha mãe, pois ela foi uma mulher espetacular. Deixo em nome de toda a nossa família, a minha gratidão!". 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp